por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

A  IMPORTÂNCIA DO TURISMO

     Segundo o Conselho Baiano de Turismo (CBTur), “o turismo é, proporcionalmente, a maior fonte de renda e geração de emprego que figura com destaque no PIB baiano; e consequentemente, os profissionais e empresários do ramo entendem que todas as atenções devem ser destinadas pelo Governo e Prefeituras ao turismo”. Em Salvador e Ilhéus, por exemplo, o fluxo turístico desabou nos últimos anos.

Ficamos satisfeitos ao ler declaração do prefeito eleito de Ilhéus, Mário Alexandre, que dará prioridade ao nosso turismo. Ilhéus tem tudo para desenvolver os segmentos apontados pela Organização Mundial de Turismo (OMT), como Eventos,  Negócios, Cultural, Ecoturismo, Náutico, Pesca, Religioso, Gastronômico e outros. Todos os Ministérios e Secretarias estaduais têm verba específica para cada um deles. Somente faltam projetos e vontade. E lembrar sempre que uma cidade só é boa para o turista se for boa para a comunidade.

EM SALVADOR: TRADE VERSUS GOVERNO

     Em virtude da alta queda do turismo de eventos na capital baiana, o trade discute com o Governador quanto ao novo Centro de Convenções. O trade não aceita a indicação do local do novo Centro de Convenções na Cidade Baixa, onde se encontra a Base dos Fuzileiros Navais, considerado completamente impróprio. Outro local proposto pelo Governador Rui Costa seria no Parque de Exposições Agropecuárias, na Avenida Paralela, também considerado impróprio. O trade insiste que o local deve ser onde era, e  está sendo demolido o atual Centro de Convenções. Outra alternativa que poderá ser aceita perlo trade seria a localização do novo Centro na área conhecida como Aero Clube. A briga continua.

FIOL

     Merece aplausos a inciativa do governo do estado e de políticos baianos, de irem a Brasília solicitar ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação, a retomada das obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), principalmente o trecho Ilhéus-Caeteté, que poderá tornar ainda mais necessária a construção do Porto Sul para exportação do minério de ferro da Bamin. A ferrovia, que ligará Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no Tocantins, tem vários trechos iniciados e parados, por estarem as obras entregues a empresas envolvidas na Operação Lavajato. A obra já havia sido considerada prioridade do governo federal e o governador já manteve contato com a empresa chinesa China Railway Engeneering Group – 10, que mostrou interesse em assumir a obra.

CRUZEIROS MARÍTIMOS

     Começa neste mês de dezembro a temporada 2016/2017 de cruzeiros marítimos em Ilhéus, estando prevista a primeira visita para o próximo dia 20, com o transatlântico MSC Preziosa, que retorna no  dia 27 para sua segunda visita, nesse dia juntamente com o transatlântico Costa Mediterranea. O Precioza é um dos maiores e mais luxuosos navios da MSC Cruzeiros, e tem capacidade total para 4.345 passageiros e tripulantes. O Precioza visitará Ilhéus por 11 vezes, indo até março de 2017. O  Costa Maditerranea tem capacidade total para  2.680 passageiros e tripulantes, Sejam bem vindos!

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

     Vai acontecer nesta sexta-feira, 9 na Academia de Letras de Ilhéus, a posse do escritor Adeilton Santana da Fonseca como Membro Titular da Cadeira nº 24, antes ocupada pelo escritor Hélio Pólvora, e que tem como Patrono João Florêncio Gomes e como Fundador, Otávio Moura. A cerimônia de posse será no auditório da Academia de Letras de Ilhéus, às 19 horas, O novo acadêmico será saudado pelo escritor e jornalista, acadêmico Antônio Lopes.

B I T S  –  T U R

Neste sábado, 10, tem mutirão gratuito para diagnóstico de glaucoma em Ilhéus *** Será com uma caminhada na Avenida Soares Lopes, partindo às 7 horas da frente do Hospital de Olhos CENOE *** Também em Ilhéus, vai acontecer no domingo, 11, a Feira de Adoção de Animais *** A Feira será montada num estande na Avenida Soares Lopes, próximo à Catedral *** Sábado e domingo (10 e 11) vai acontecer o tradicional Torneio de Pesca de Canavieiras, na Praia da Costa *** Tudo indiuca que mudaram para pior o projeto da nova Ponte Ilhéus-Pontal *** A população necessita de informações *** O Aeroporto de Ilhéus Jorge Amado é o segundo maior em movimentação no interior do Nordeste *** Sua pista é 250 metros maior que a do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro *** O Pontal Praia Hotel fica a apenas 300 metros do Aeroporto, o que facilita a hospedagem dos visitantes