por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

O TURISMO

    Prestes a iniciarmos um novo ano, não custa relembrar a importância do turismo no mundo e sua necessidade de aumentá-lo no Brasil e na nossa região. No mundo, o turismo movimenta mais de três bilhões de dólares e emprega mais de 300 milhões de pessoas. O Brasil, por falta de maior marketing Internacional e sua violência em alguns estados, não tem conseguido subir no ranking internacional. Recentemente, um turista italiano foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, e isso reflete negativamente no mundo inteiro. E é por isso, que o Brasil há muitos anos continua recebendo apenas 6,5 milhões de turistas estrangeiros por ano.

Em Ilhéus, que já foi o terceiro polo turístico do estado, hoje vive lá pelo sétimo, perdendo para Lençóis, Praia do Forte, Morro de São Pàulo e até Itacaré. Acreditamos que o novo governo municipal dará um novo impulso ao turismo, fazendo retornar a cidade ao terceiro lugar, como já esteve, abaixo apenas de Salvador e Porto Seguro. Temos belezas naturais, história,  e infraestrutura necessária para isso.

FIM DE ANO

     Neste fim de ano Ilhéus está mais alegre e terá uma animada passagem de ano, A Avenida Soares Lopes, tem Feira da Moda e Turismo (mudaram o nome?); dois Parques de Diversões e o Circo Bismarck. No Batuba Beach Park , em Olivença, a festa já começou e terá na passagem de ano grandes atrações. Também o Resort Jardim Atlântico, o Tororomba, o Boca do Mar, o Iate Clube, e também o I Reveillon Espaço Morro de Pernmambuco  brilharão com suas festas o final de 2016 e chegada do novo ano 2017, trazendo turistas. Haverá também o Reveillon da Avenida com verbas da Bahiatursa, animando o povão.

A PONTE

     A Construtora OAS distribuiu pela cidade, em hotéis bares, restaurantes e outros laçais, um folheto intitulado “Tudo sobre a obra da Ponte Ilhéus-Pontal”. O folheto não diz tudo, pois deveria pelo menos esclarecer à população de que o projeto iniciado pela Constran foi totalmente modificado para pior.

O projeto inicial, mostrado em Ilhéus em uma reunião de técnicos e interessados, mostrava uma ponte com dois pilares centrais e dois laterais, que seguravam os estais. Era um ponte bela, com um grande vão central e que daria uma bela paisagem junto ao Morro de Pernambuco. Lembraria a ponte Hercílio Luz, que apesar não ser estaiada, embeleza as noites de Florianópolis(SC) quando iluminada; e lembra ainda muitas outras belas pontes de dois pilares centrais. O projeto atual, prevê apenas um pilar central, por onde passam todos os estais, suportando dois vãos. É uma pena, pois será uma ponte feia, comparada à anterior.

CRUZEIROS  MARÍTIMOS

     Dois transatlânticos aportaram em Ilhéus nos dias 26 e 27, sedunda e terça -feira desta semana. Foram eles o MSC Preziosa e o Costa Mediterranea. Estavam previstos para aportarem juntos no dia 27, mas o nosso cais não caberia os dois navios juntos. Culpa da Coelba, que não cumpriu o cronograma que ampliaria nosso cais de atracação em mais 80 metros até 2014. Já falamos em nossa coluna passada, dos dois navios, sendo o Preziosa com mais de 4 mil passageiros e tripulantes e Mediterranea com mais de dois mil. Animaram a cidade e o comércio. Os turistas estiveram na fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus, uma das principais atrações turísticas da cidade, fotografando com a “Gabriela” e o “Nacib” , conhecendo uma fazenda de cacau em tamanho reduzido, vendo etapas da fabricação e embalagem; e elogiando o sabor do chocolate da primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste brasileiro. Na loja da Praça Dom Eduardo, os turistas fizeram fila para adquirir o chocolate mais gostoso do Brasil.

BANCO DO NORDESTE

       Recentemente o Banco do Nordeste reuniu empresários no auditório do SEBRAE, na Av. Dois de Julho, em Ilhéus, tendo na ocasião, seu Gerente Roberto Porto Andrade  apresentado aos presentes, suas novas linhas de crédito e seus produtos voltados para as empresas. Na ocasião também foi lançada a campanha Cliente Indica Cliente. O BNB tem as melhores taxas; crédito rotativo pré aprovado; até 72 meses para pagar; parcelas fixas isentas de IOF; e bônus de 15% para pagamentos em dia. Os empresários presentes saíram convencidos de que o BNB é o melhor banco para as pequenas empresas.

B I T S  –  T U R

Boas Festas, e um Ano Novo Feliz

para os nossos leitores e seus familiares!!!