Inscrições para o ProUni já podem ser feitas

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever, a partir desta terça-feira (31), no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições devem ser feitas pelo site do programa. O período de inscrições termina às 23h59, no horário de Brasília, da próxima sexta-feira (3). No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade.

 LEIA MAIS

Plano Nacional de Segurança entra em vigor nesta semana

O Plano Nacional de Segurança começa a ser implantado nesta semana nas capitais Natal (RN) e Aracaju (SE). Na próxima quinta (2) e sexta-feira (3), o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, estará nessas cidades para dar início aos projetos e apresentar as ações específicas que serão feitas nos Estados. O Plano é uma proposta de parceria entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento da criminalidade. São três pilares básicos: “integração, colaboração e cooperação” para alcançar os objetivos de combater e reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher; além de modernizar e racionalizar o sistema penitenciário; e dar combate integrado à criminalidade organizada.

 LEIA MAIS

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina nesta terça (31)

O prazo para aderir ao Simples Nacional termina nesta terça-feira (31). Podem optar pelo regime tributário simplificado às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A adesão ou o desligamento são realizados no portal do Simples Nacional, da Receita Federal. O contribuinte pode acompanhar o andamento, os processamentos parciais e o resultado final da solicitação, que será divulgado no dia 17 de fevereiro, em “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Outras informações podem ser obtidas no Perguntas e Respostas do Portal do Simples Nacional.

 LEIA MAIS

Candidatos já podem se inscrever na lista de espera do Sisu

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017 ou que foram aprovados para a segunda opção de curso podem integrar a lista de espera do programa. O período para manifestar o interesse em participar da lista vai até o dia 10 de fevereiro. A adesão à lista de espera está restrita à primeira opção de curso do candidato. Os que foram selecionados para a segunda alternativa poderão concorrer ao curso prioritário mesmo que tenham efetuado matrícula. Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar a página do Sisu na internet e manifestar o interesse no prazo especificado.

 LEIA MAIS

Confiança da indústria na economia atinge maior nível desde 2014

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 4,3 pontos em janeiro na comparação com dezembro, chegando a 89 pontos. Esse é o maior nível desde maio de 2014, quando registrou 92,2 pontos. A alta da confiança foi observada em 15 de 19 segmentos industriais. O Índice de Expectativas (IE) avançou 4,7 pontos, atingindo 91 pontos. A maior contribuição partiu do indicador que mede as perspectivas para trabalhadores, que chegou a 89,2 pontos, após crescimento de 7,4 pontos. Esse é o indicador que mede aquelas pessoas que estarão trabalhando ou tinham emprego, mas estarão de férias ou licença.

 LEIA MAIS