WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


fevereiro 2017
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  








O DOM DA VIDA

O DOM DA VIDA

Luiz Ferreira da Silva

80 anos (10 de fevereiro/1937-2017)

luizferreira1937@gmail.com

luizferreira1937@gmail.com

Comumente, sobretudo as mulheres, à medida do seu envelhecimento, não curtem os aniversários pós- 40. Eu, pelo contrário, hoje me sinto mais feliz de quando fiz 60 ou 70.

O meu sonho foi sempre ficar velho, significando dispor de mais tempo para produzir, possibilitando-me deixar marcas positivas. Consegui. Daí a minha felicidade desta data – 10 de Fevereiro de 2017.

Nessa caminhada, não posso querer mais do que adquiri e, tampouco, do que a natureza orgânica me presenteou. Só tenho que ser grato.

No primeiro caso, considero-me rico, pela evolução social, econômica e cultural, que não se medem em cifrões. Por falar nestes, pobre é aquele que nada dispõe, a não ser dinheiro.

No segundo caso, recorro ao que minha Professora de Pilates me perguntou, antes de uma aula, se eu tinha alguma dor. Aí eu caí em mim e descobri que ainda não chegara à temida idade do Condor (dói aqui, dói ali…). Até hoje, a única dor que senti foi dor de dentes ou topadas. Então, daqui para frente, o que acontecer é lucro e nada a reclamar, pois fui um dadivoso.

Por outro lado, Quando olho no retrovisor e projeto os meus colegas dos tempos de Colégio (1951-1957), Universidade (1958-1962) e Profissionalismo (1963-1992), vejo o quanto fui agraciado, considerando o elevado número de colegas que se foram entre 65 e 75 anos

Esses dois fatos reforçam o quanto fui distinguido, repito, nessa trajetória da vida, procurando trilhas de menos riscos, privilegiando a saúde, através da edificação de uma família e, paralelamente, no respeito aos limites do corpo físico e mental, tentando harmonizá-los.

Merece aqui um parêntesis: – “ninguém ficará impune ao transgredir as Leis da Natureza, seja de cunho ambiental (ciclos fito-biológico-climáticos) ou orgânico (sobrecarga dos órgãos vitais/farras descomedidas)”. Tudo tem seu limite; mais tarde vem a cobrança.

Então, o que quero mais da vida? Apenas tentar prolongá-la sem a neura do apego, pois a morte é inexorável, mas criando condições para uma viagem estelar sem sofrimentos extremos. E me manter ocupado, sobretudo fazendo o bem, que deve ser o segredo da vida, sem perder de vista projetos a executar no limite das minhas forças, sem os quais a vida não teria sentido.

Então, teria que estar feliz na data de hoje, sem preocupação de festas, pois a sinto na alma. A razão principal está no maior bem adquirido com a esposa Airma (53 anos de casados em junho próximo) – uma FAMÍLIA constituída de 3 filhos, 7 netos e 2 bisnetos. Não consta no meu imposto de renda, pois seu valor não é medido em moedas.

No entanto, para finalizar, não devo me confiar tanto, haja vista um fato que relato, o qual serve de aviso a todos os velhinhos. É muito comum se ver um casal de seniores – ela cheia de achaques, reclamando de dores aqui e ali e ele, inteiro, dando a impressão que é o “cara”. De repente, a velhinha aparece sozinha numa excursão e lhe perguntam: – cadê seu marido?

M-o-r-r-e-u, responde a nova VV (viúva viajante). (Maceió, Al, 10/02/2017)

4 respostas para “O DOM DA VIDA”

  • Coco vei e’ q dá água doce, colega Luiz!;
    80 anos de sabedoria, civismo, profissionalismo, produtividade e tudo mais com excelentes saúde e espirito é uma marca e tanto, invejável por todos.

    Parabéns a vc e famíliai; receba um grande abraço do colega e amigo
    Sena Gomes

  • Eduardo Afonso says:

    Parabéns amigo Luiz Ferreira, não somente pela data do seu aniversário natalício, no entanto, pela aula de grandeza espiritual que renova o ser humano e o faz agradecer a Deus as dádivas da sua sobrevivência, viver hoje é sobreviver, tudo diante dos percalços com sacrifícios que surgem à nossa frente como desafios. Poucos sabem que a vida é um majestoso encontro, muito embora existam vários desencontros na vida. Ninguém vale nada sozinho, e aí quando relata existência da sua família, surge o porquê dessa sua transformação de homem feliz e quando exclama: “Então, o que quero mais da vida?” Permita-me contrariá-lo em dizer que vc tem muito a nos oferecer, estás no meio do caminho e retrucas querendo parar, então me faz recordar quando escrevi modestamente, mesmo preocupado com meus erros ortográficos: PÁGINA DA VIDA

    A nossa existência na Terra é uma página do livro que estamos escrevendo e cada dia é uma página. Cada um de nós é um Universo de encantos e desencantos. As boas obras são frases de luzes que endereçamos à humanidade.
    Cada hora é uma afirmação de nossa personalidade, através das pessoas e das situações que buscamos.
    Neste mundo, nascemos, crescemos, vivemos e morremos, porém, poucos agradeceram acerca das grandes lições que aprendemos. A violência aliada à intranquilidade do nosso cotidiano vem mostrando dias após dias que o homem não pensa senão no desmoronamento do nosso Universo. E pagamos muito caro pelas dramáticas incoerências, ficamos perdidos e, estranhamente, passamos pelas ruas como se fossemos objetos de uso rotineiro. Buscamos o interior da nossa consciência um entendimento sobre as mazelas ou enfermidades sociais e, indagamos com simples perguntas: o que estamos fazendo para o mundo em que vivemos possa melhorar? Será que só expelimos os nossos sentimentos de culpas?
    Jamais devemos menosprezar o ensejo de criar uma epopeia de amor em torno de nosso nome. Ninguém morre enquanto estiver sendo sempre lembrado pelos benefícios bons que semeou no terreno da vida. Muitas vezes são pequenas às inúmeras demonstrações de carinho que possamos passar ao mundo em que vivemos, contudo, observando que Deus está nos mostrando à força da paz, podemos sentir que a proposta da vida, é sólida.
    Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os irmãos, em cada manifestação dos nossos pontos de vista e em cada demonstração de nossa alma, gravamos com tinta perene, a história de nossa passagem humana.
    Nas impressões que produzimos, ergue-se o livro com muitas frases escritas com nossos testemunhos, informando o que fizemos até agora e o que pretendemos ser. É como se nós fossemos uma árvore plantada e a semente tem que ser de boa qualidade para que seus frutos sirvam de alimentos sadios, alimentando a todos e dando uma vida salutar.
    A grande sequencia da árvore vida em sua essência é nascer e viver, e a morte faz parte da grande colecionadora que recolherá as folhas, sempre esparsas de nossa biografia, gravadas por nós mesmos, nas vidas que nos rodeiam.
    Não devemos desprezar a companhia da indulgência, através da senda que o Senhor nos deu a trilhar. No Sermão da Montanha, Jesus Cristo, mostrou quão grande deve ser a caminhada de clemência, a disposição para perdoar, a amenidade, na busca da bondade, principalmente, com nossos algozes, e não importa os males que nos causaram, basta o bem que receberemos da Luz de Deus. Ter sempre ao nosso alcance a fé e a caridade pura.
    Precisamos organizar uma área de amor ao redor do nosso próprio coração, porque só o amor é suficientemente forte, sóbrio, onipotente e sábio, para orientar na nossa escritura individual, convertendo-a em compêndio de auxílio e esperança para quantos nos seguem os passos. E nossos seguidores estão dentro da nossa família, faz parte da nossa escritura sagrada da história da nossa vida. Aí tem que está delineado um resumo para a consumação em linguagem simples para o nosso julgamento final.
    Viver os mandamentos de Deus, ao lado de Jesus, na intimidade do coração. Essa é a fórmula fundamental que nada nos impede de ser compreendido, e basta pedir a Deus a força da humildade. Ele deixou escrito: “os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados”.
    Não podemos jamais nos afastar de Jesus em nossos instantes de cada dia e o livro, com inspirações extraídas da nossa vida, converter-se-á num poema da felicidade que o mundo busca, porque será simplesmente um tesouro de bênçãos.

    Abraços dileto amigo, fica com Deus sempre. Continue, a nosso Senhor Jesus pertencem os bons talentos iguais a vc.

    Eduardo Afonso
    Ilhéus-Bahia
    73 8844-9147 / 3634-5627

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia