IRPF: Prazo para entrega de declarações termina na próxima sexta (28)

Até às 11h desta segunda-feira (24), os sistemas da Receita Federal receberam 16.531.833 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Segundo dados do último balanço, 11,8 milhões de contribuintes ainda não tinham enviado os documentos. A expectativa do órgão é de que, até 28 de abril, fim do prazo de entrega das declarações, 28,3 milhões de contribuintes enviem os dados. A declaração do imposto de renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado ou para quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

 LEIA MAIS

Pessoas com deficiência serão incluídas em cotas de universidades federais

Universidades e institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas às cotas de escolas públicas para estudantes com deficiência. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24). A norma altera o Decreto 7.824/2012, que regulamenta o ingresso por cotas nas instituições federais, inclusive para estudantes pretos, pardos e indígenas. A reserva de vagas deve ser contabilizada na mesma proporção do quantitativo total de pessoas com deficiência na unidade federativa onde está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS

 Enem tem novas regras para pedidos de isenção de taxa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tem novidades para os candidatos. As regras para pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição mudaram, pois, a partir desta edição, é preciso comprovar a renda da família. Para tanto, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS), que permite identificar aqueles que estão cadastrados em programas sociais. O objetivo é evitar fraudes e garantir o direito aos que realmente precisam.

LEIA MAIS

 Índice de Confiança da Indústria deve crescer em abril

A prévia de abril do Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 90,8 pontos. O resultado está 0,1 ponto acima do total de março e, caso a prévia seja confirmada,  será o maior nível do índice desde maio de 2014 (92,2 pontos). Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os números mostram a estabilidade do indicador, medido em uma escala de zero a 200 pontos. A prévia mostra que os empresários estão mais confiantes em relação ao futuro.

LEIA MAIS