FOTO: JOÃO UBALDO

A partir das 9h30 deste sábado (27), a bola vai rolar para a Copa Transamérica de Fut 8 – competição disputada em campo de grama sintética, com equipes formadas por jogadores amadores. O torneio vai reunir 60 equipes de diversos bairros de Salvador e também dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Saubara e Simões Filho. Ao todo, serão 285 jogos com cerca de 1.800 atletas. As partidas serão realizadas aos sábados, sempre na Arena Imbuí, em Salvador.

A competição é uma iniciativa da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), com a Associação Baiana de Cronistas Desportivos (ABCD), em parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio do Departamento de Educação Física da Faced/UFBA .

Para a segunda edição da competição, a Sudesb investiu R$ 129 mil para aquisição de uniformes, premiação, arbitragem e material de divulgação. Na primeira fase, as equipes estão divididas em seis grupos, onde cada uma disputará nove jogos, apenas de ida, dentro do mesmo grupo. No final, os dois primeiros melhores de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados no geral avançam para as oitavas de final.

Devido ao sucesso da edição anterior a Copa Transamérica dobrou o número de equipes em relação ao ano passado, quando aconteceu a primeira edição do projeto. As 60 equipes participantes da edição de 2017 foram definidas a partir de sorteio, tendo havido a inscrição total de 570 equipes.