Prévia do PIB aponta crescimento de 0,28% em abril

Puxado pela recuperação da indústria, do comércio e do setor de serviços, o Brasil voltou a crescer em abril. Dados do Banco Central mostram que, na comparação com março, o avanço foi de 0,28%. O número faz parte do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), estudo que tenta prever o comportamento do Produto Interno Bruto antes da divulgação oficial. Todos os meses, verifica-se a evolução da riqueza gerada pelo país. Em abril, os números do comércio foram determinantes para o PIB do período. O setor cresceu 1% puxado, principalmente por supermercados. Esse resultado é importante porque reforça o quadro de recuperação da economia com inflação em queda. Na prática, o brasileiro começa a voltar às compras.

LEIA MAIS

Governo destina R$ 50 milhões para municípios do RS e de SC

O governo federal ampliou em R$ 50 milhões o valor de movimentação e empenho do Ministério da Integração Nacional para despesas de ações de defesa civil às populações atingidas por desastres em municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ampliação é feita com base no Decreto nº 8.961/2017, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira deste ano e estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo. No início da semana, o Ministério da Integração reconheceu a situação de emergência em 18 municípios afetados pelas enxurradas e inundações no Rio Grande do Sul

LEIA MAIS

Campanha do Ministério da Saúde incentiva doação regular de sangue

Reforçar a importância da doação, sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes são os objetivos da Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2017. Com o Slogan “Doe Sangue regularmente e ajude a quem precisa”, a campanha foi lançada em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue. No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue. Ao todo, existem no país 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta. Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde trabalha para aumentar a taxa.

LEIA MAIS

Empresa sueca testa nova geração de caças brasileiros

Encomendado pelo governo para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG teve seu primeiro teste de voo nesta quinta-feira (15), na Suécia. A aeronave fez um voo de 40 minutos e realizou diversas operações, como recolhimento de trens de pouso. Foi construída exclusivamente para testes e, posteriormente, outros dois aviões serão empregados para os testes das especificidades brasileiras, até que se chegue à completa capacidade para o emprego operacional. O voo representa um marco importante, porque é o primeiro protótipo da plataforma que é a base para as aeronaves brasileiras.

LEIA MAIS