por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

 Vai acontecer nos próximos dias 20 a 23 de julho no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, em Ilhéus(BA), o 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, com ampla programação, onde estão incluídas: a Feira do Chocolate; o V Fórum Brasileiro do Cacau e Chocolate; o tradicional Chocoday; Cursos, Exposições Palestras e shows. No dia 20/07 (quinta-feira), às 19 horas, haverá a Abertura Oficial do  Festival Internacional do Chocolate contando com a presença de autoridades que visitarão os estandes e demais espaços do Festival. No dia 21 às 15 horas se dará a abertura da Feira do Chocolate, que passará a funcionar diariamente até o domingo, dia 23, no horário das 15 às 22 horas.

 CHOCOLATE CASEIRO

    Será destaque na Feira do Chocolate no Festival Internacional do Chocolate, o estande da Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal do Nordeste, do Chocolate Caseiro Ilhéus, inaugurada em 1985 pelo então Governador do Estado da Bahia, João Durval Carneiro. A Fábrica comemora em outubro, 32 anos de fundação e funcionamento.

ILHÉUS FORA?!

     O Governador da Bahia, Rui Costa, lançou na semana passada, o Edital de Licitação para construção de três centros de Canoagem no estado, que serão implantados nas cidades de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. Ilhéus ficou de fora! Os projetos dos centros foram apresentados à imprensa no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O Governo doou ainda, 52 barcos que seão distribuídos entre os quatro núcleos de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Salvador, cabendo 13 embarcações para cada núcleo, dentro do projeto de iniciação esportiva.

ILHÉUS FORA

      Parece incrível, porém mais uma vez Ilhéus ficou de fora de um esporte que tem projetado Ubaitaba e Itacaré no mundo inteiro, inclusive com um campeão mundial nas últimas Olimpíadas.  Ilhéus tem tudo para desenvolver esse esporte, em sua Baía do Pontal e nos rios que nela dseságuam. Acredito que o prefeito Mário Alexandre não se conformará com essa exclusão e, com um projeto específico, solicitará ao Governador sua inclusão nessa modalidade esportiva.

SÃO JOÃO

    Ao encerramos esta coluna ainda não tínhamos conhecimento da programação do São João em Ilhéus, até o momento apenas com algumas manifestações nos bairros. Enquanto isso, Itacaré já começou seu São João no sábado passado, dia 10, que prosseguirá até o dia 29, com direito a barracas de bebidas e comidas típicas, apresentando quadrilhas e blocos tradicionais do forró. Esperamos que Ilhéus promova um bom a animado  São João, principalmente por acontecer no mês do aniversário da cidade, que completa no dia 28, 136 anos de Cidadania.

FESTA JUNINA NO IATE

     Acontece nesta sexta-feira, 16 de junho, no  Iate Clube de Ilhéus, a festa junina “Caretas & Iate, Tudo Misturado”, a partir das 21 horas. O forró, que acontecerá no Salão de Festas do Iate Clube, terá a animação de Abdias e Banda; e o ingresso custa R$ 50,00 para sócios e R$ 80,00 para não sócios, com direito a Chopp Buffet.

B I TS  –  T U R

Estão abertas as inscrições para a XVIII Corrida do Fogo, promovida pelo Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna  *** Para essa corrida de 10 Km só podem participar atletas a partir de 18 anos *** Para menores de 18 anos está prevista a caminhada de 3,5 Km, acompanhados dos pais ou responsáveis *** A confirmação de participação deverá ser feita até o dia 8 de julho na sede do Grupamento, levando 2 quilos de alimentos não perecíveis *** Continua a promoção do Chocolate Caseiro: “Nesse São João Beba Licor do Bão”, com descontão, nas lojas e na Fábrica