Em apenas uma semana de trabalho mais de 200 pontos de iluminação pública de Ilhéus já foram recuperados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com a realização de serviços que variam desde a substituição de peças à reposição de lâmpadas. De acordo com o secretário Jorge Cunha, há ainda pelo menos mil pontos que necessitam de reparos imediatos para que seja restabelecida a normalidade do serviço na zona urbana. Ilhéus possui cerca de 30 mil pontos na sede e no interior.

iluminação pública em Ilhéus julho 2017

De acordo com a coordenação do serviço, estão sendo priorizados pontos próximos a abrigos de ônibus e regiões da cidade onde a situação era preocupante. A ação de melhoria do sistema já passou por áreas centrais, como Soares Lopes e Outeiro de São Sebastião, praça Rui Barbosa, ruas Ana Nery, Joana Angélica, Conselheiro Dantas e Dom Walfredo Tepe, avenida Canavieiras e Baixa Fria. A rua da Horta e Vila Queiróz também já foram visitadas. A reposição também já aconteceu nos bairros do Iguape e Nossa Senhora da Vitoria. Altos do Coqueiro, Amparo e Tapera também receberam novas lâmpadas.

O mau tempo registrado nos últimos dias não permitiu que o serviço pudesse ser intensificado. “Por questão de segurança – devido às chuvas e os ventos fortes – as ações ocorreram quando estava garantida a total segurança da equipe”, explica Jorge Cunha.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos além da substituição mais imediata das lâmpadas, a proposta estabelecida com a nova empresa terceirizada é adotar ferramentas mais modernas que deixem a cidade mais iluminada com custo de energia mais em conta. Dentre as medidas já anunciadas está a utilização de lâmpadas led na substituição ao antigo sistema.

Além da iluminação de ruas, praças e avenidas, a Ghia Engenharia também está desenvolvendo um projeto para execução de iluminação cênica em diversos patrimônios arquitetônicos da cidade, a exemplo de igrejas e de locais que se destacam na história de 483 anos do município.