Os novos semáforos inteligentes que começaram a ser instalados em Ilhéus vão aumentar a fluidez do trânsito em até 30 por cento. Os equipamentos têm sensores que contam os números de carros nas vias e alteram o tempo de abertura ou fechamento dos sinais de acordo com a quantidade de circulação de veículos. Ainda esta semana, engenheiros estarão averiguando as instalações e testando o novo método que no próximo mês, entrará oficialmente em vigor.

Novos semáfotos começam a ser instalados – Secom Clodoaldo Ribeiro

Os semáforos estão sendo instalados na avenida Lomanto Junior, na altura da entrada da Sapetinga, centro da cidade, rua Bento Berilo, depois na avenida Petrobrás com a Avenida Antônio Carlos Magalhães. Também no Parque Infantil, próximo ao cruzamento principal e outro na rodoviária, atuando em vias de alto tráfego na cidade. O novo sistema vai permitir ajustes em tempo real de maneira remota, contando com no-Breaks integrados, que auxiliarão caso haja falta de energia na localidade.

Benefícios – Segundo o diretor de Transporte e Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico. “Ele vai contando os carros nos cruzamentos e seleciona o melhor tempo. Se tem menos veículos na rua, nós temos menos tempo de verde. Essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico”, destaca.

O Secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, explica que a nova aquisição permitirá melhorias no dia-a-dia de quem trafega pela cidade. “A partir do momento em que a gente pode facilitar a organização dos semáforos vamos conseguir dar mais fluidez às vias”, disse Hermano.

Os antigos semáforos, que atualmente estão danificados, serão recuperados pelo grupo empresarial vencedor da licitação e reinstalados em bairros que registram grandes fluxos de veículos, a exemplo do Nelson Costa e Teotônio Vilela.