A Maçonaria contribui para Salgueiro ganhar Universidade Federal

Escrito por: Omar D. Torres

Na sexta-feira, 14 de julho de 2017, o Conselho da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), aprovou, por 37 votos favoráveis e 20 contrários, a extensão dessa Universidade para a cidade de Salgueiro. Essa aprovação foi precedida de ampla discussão entre os conselheiros, eleitos para representarem os colegiados de professores, funcionários, alunos e a comunidade externa.

A iniciativa partiu da Reitoria da Universidade, recebeu apoio do Ministério da Educação e da classe política do estado de Pernambuco, mas encontrou forte resistência entre grande parte do corpo docente e alunos. As objeções foram ancoradas em críticas à falta de estrutura plenamente satisfatórias nos campi já existentes e em razões políticas, inclusive partidárias.

A Loja Maçônica União do Vale, estimulada pelo seu Venerável Edinaldo de B. Torres, que estendeu o convite à comunidade maçônica do Vale do São Francisco, se debruçou sobre a questão, promoveu amplo debate entre os seus Obreiros em reunião ocorrida no dia 13 de julho, e orientou ao Irmão Omar D. Torres, que representa a comunidade externa no Conselho Universitário através desta Loja, para que votasse favorável.

A orientação sustentou-se no entendimento de que os políticos são temporais e passageiros, enquanto a Universidade é uma conquista e um bem perene; de que além da enorme contribuição para a formação intelectual, uma Universidade contribui decisivamente para revigorar a economia local; que são visíveis e importantes os benefícios sociais que a chegada de uma Universidade produzem em uma região; que, por divergências internas, não se deve negar a oportunidade do estudo nem condenar ao atraso milhares de jovens daquela região; que seria injusto não proporcionar às futuras gerações, as mesmas oportunidade de crescimento pessoal oferecidas a atual.

O conselheiro Omar Torres embasou o seu voto favorável, acompanhando a orientação da Loja Maçônica União do Vale, não deixando também de ouvir os anseios da comunidade externa.


http://uniaodovale.org/2017/07/20/a-maconaria-contribui-para-salgueiro-ganhar-universidade-federal/#more-507