Ministério da Justiça mantém ações de segurança no Rio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta quinta-feira (20) que seguirá com o reforço do policiamento no Rio de Janeiro, no mesmo formato da integração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A decisão foi tomada após reunião do presidente da República, Michel Temer, e o governador do Rio, Fernando Pezão, em Brasília. A pasta já enviou mil profissionais ao Rio de Janeiro, sendo 620 da Força Nacional e 380 da Polícia Rodoviária Federal. Eles participam de operações na capital e interior, em parceria com os órgãos locais de segurança pública.

LEIA MAIS

Nova norma permite a inclusão do nome social no CPF

Quem quer ter o nome social incluído no Cadastro de Pessoa Física (CPF) já pode ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil e fazer a solicitação. O Diário Oficial da União desta quinta-feira (20) traz a Instrução Normativa 1.718/2017, que trata da inclusão e exclusão de nome social no CPF. A medida dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal, autárquica e fundacional. A inclusão será realizada de imediato e o nome social passará a constar no CPF, acompanhado do nome civil. O nome social constará dos documentos “Comprovante de Inscrição” e “Comprovante de Situação Cadastral” no CPF.

LEIA MAIS

Prévia da FGV mostra alta da confiança da indústria em julho

A prévia de julho do Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 90,7 pontos, ou seja, 1,2 ponto acima do número final de junho, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, a prévia mostra que os empresários estão mais confiantes em relação ao futuro. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria avançou 0,7 ponto percentual para 74,9% na prévia de julho o que, se confirmado, será suficiente para estabilizar o dado. Para a prévia de julho, foram consultadas 788 empresas entre os dias 3 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quinta-feira (27).

LEIA MAIS

Defesa Civil reconhece situação de emergência em três estados

Mais quatro municípios nos estados da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina tiveram situação de emergência declarada pela Defesa Civil nesta quinta-feira (20). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Devido ao extenso período de seca e estiagem, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação em Uauá, na Bahia, e São Romão, em Minas Gerais. Já as cidades de Piratuba e Pinhalzinho, em Santa Catarina, foram afetadas pelas chuvas intensas. A medida tem vigência por 180 dias. Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais.

LEIA MAIS

Brasil é um dos líderes mundiais no controle do tabagismo

Relatório divulgado nesta quarta-feira (19), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil como um dos líderes mundiais no controle ao tabagismo. O texto mostra ainda que uma em cada dez mortes por doença no mundo é causada pelo cigarro. “O País aparece como um dos oito que conseguiram, dentro do grupo de nações de rendas baixa e média, implementar quatro ou mais dessas medidas de controle no seu mais alto grau. Então, o Brasil continua aparecendo como uma liderança e referência para outros países no cenário global, no que se refere ao controle do tabagismo”, disse o oficial técnico do Secretariado da Convenção Quadro da OMS sobre o Controle do Tabaco, Rodrigo Santos Feijó.

LEIA MAIS