Campanha #SouNegraE marca Dia Internacional da Mulher Negra

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, nesta terça-feira (25), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) lança a campanha #SouNegraE nas redes sociais. Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,5% das mulheres brasileiras se consideram pretas e pardas. A proposta da campanha é reforçar o valor da luta das mulheres e chamar atenção para as barreiras no enfrentamento à violência, no acesso à saúde, à educação e nos espaços de poder. São oito cards para as redes sociais, com mulheres em destaque por seu papel na sociedade, além de bonecas que representam conceitos de empoderamento das mulheres negras. 

LEIA MAIS

Saque das contas inativas pode ser feito até segunda-feira (31)

Trabalhadores com saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm até a próxima segunda-feira (31) para fazer o saque do dinheiro. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prazo não será prorrogado. Segundo balanço, a CEF pagou mais de R$ 42,8 bilhões para 25,3 milhões trabalhadores beneficiados pela Lei 13.446/2017. O valor pago até o momento equivale a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). Têm direito a resgatar o dinheiro aqueles trabalhadores que pediram demissão, ou foram demitidos por justa causa, até 31 de dezembro de 2015. Para fazer o saque, é preciso ter em mãos carteira de trabalho e documento de identidade.

LEIA MAIS

Fies abre 75 mil vagas para o segundo semestre

O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no segundo semestre de 2017, tem início na próxima terça-feira (25). Os interessados já podem consultar, na página do Fies Seleção, as instituições e os cursos ofertados. No total, 75 mil novas vagas serão oferecidas para financiamento em instituições privadas de ensino superior. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 31, mesma data em que será aberta a lista de espera. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado, SisFiesno período de 1º de agosto a 8 de setembro.

LEIA MAIS

Ministério do Turismo alerta para fraude em cadastro

O Ministério do Turismo alerta a prestadores de serviços turísticos, para que ignorem correspondências eletrônicas com cobrança de taxas admissionais e/ou aviso de cancelamento do certificado no Sistema Cadastur, lista de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. A pasta recebeu denúncias sobre cobranças indevidas, mas o serviço é totalmente gratuito. A orientação é para que mensagens com essa abordagem não sejam abertas, já que não existe qualquer taxa adicional para o Cadastur e nem envolvimento direto da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), entidade citada nas mensagens dos fraudadores.

LEIA MAIS

Desastres naturais afetam municípios de seis estados

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência em nove municípios dos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Pará e Santa Catarina. Com a publicação da medida no Diário Oficial da Uniãoas prefeituras podem solicitar apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas prejudicadas pelos desastres naturais. Na Bahia, o município de Lapão sofre com o longo período de estiagem, assim como Montezuma, em Minas Gerais. Em Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, e Trombudo Central, em Santa Catarina, o problema são as inundações. Placas (PA), Rio Bonito do Iguaçu (PR) e Jaguaruna (SC) foram atingidas por enxurradas. Ainda em Santa Catarina, Palmitos e Siderópolis foram levadas ao estado de emergência por tempestades, chuvas intensas e vendavais.

LEIA MAIS