Pagamento do abono salarial começa na quinta-feira (27)

Nascidos em julho poderão, a partir da próxima quinta-feira (27), fazer o saque do abono salarial ano-base 2016. Os pagamentos serão efetuados conforme o mês de nascimento do trabalhador, começando com os nascidos neste mês. Os valores do benefício variam de R$ 79 a R$ 937, de acordo com o tempo de trabalho durante o ano de 2016. Os recursos ficarão disponíveis ao trabalhador até 29 de junho de 2018. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e que teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.

LEIA MAIS

Inscrições para exame de certificação de ensino começam em agosto

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado no dia 8 de outubro em todas as unidades da Federação. O exame se destina a quem mora no Brasil e se interessa pela certificação do ensino fundamental ou ensino médio. O edital foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União desta terça-feira (25). As inscrições, gratuitas, serão abertas às 10h do dia 7 de agosto e poderão ser feitas até às 23h59 (horário de Brasília) de 18 de agosto. O Exame afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. 

LEIA MAIS

Inscrições para o Revalida vão até 4 de agosto

Os graduados em medicina que se formaram em instituições estrangeiras já podem se inscrever para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O edital segue aberto até 4 de agosto. O exame reconhece os diplomas obtidos fora do Brasil, vale tanto para estrangeiros quanto para brasileiros e permite que exerçam a profissão no País. O Revalida é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas a revalidação é de responsabilidade de instituições de educação superior públicas que aderirem ao exame.  A primeira etapa, que consiste na avaliação escrita, está marcada para 24 de setembro. A segunda fase, de avaliação das habilidades clínicas, vai ocorrer entre 6 e 9 de novembro.

LEIA MAIS

Força Nacional vai atuar no combate ao desmatamento no estado do Pará

Para apoiar as operações de combate ao desmatamento na Amazônia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou cem agentes da Força Nacional para o estado nesta terça (25). As equipes irão atuar em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Novo Progresso (PA). “A operação Onda Verde também tem o objetivo de combater o comércio ilegal de madeira e crimes em geral. As ações terão apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos órgãos locais de segurança pública do Pará”, explicou o diretor da Força Nacional, coronel Joviano Conceição Lima. A equipe que foi ao Pará passou por uma capacitação nos últimos dias para se preparar para a missão. Os agentes reviram conteúdos como sobrevivência na selva, legislação ambiental e primeiros socorros.

LEIA MAIS