Prazo para saques do FGTS é prorrogado para quem tem dificuldade em ir às agências

Aquele cidadão que, comprovadamente, não puder comparecer às agências da Caixa Econômica para efetuar o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem até 31 de dezembro de 2018 para fazer a operação. A medida é válida apenas para quem comprovar a impossibilidade de comparecimento até a próxima segunda-feira (31), data-limite para saque. De acordo com a Caixa, o montante pago até 19 de julho equivalia a 98,33% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 83,73% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida.

  LEIA MAIS

Número de acidentes de trabalho no Brasil cai 14%

Entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho no País passou de quase 725 mil casos para 612 mil ocorrências, queda de 14%. Os dados são da Previdência Social que celebra, nesta quinta-feira (27), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data marca a busca por melhorias nas condições de saúde e segurança do trabalho no Brasil. Atualmente, 240.638 trabalhadores estão afastados do trabalho e recebem o auxílio-doença, isso porque, no País, os trabalhadores estão amparados pela lei em casos de acidente. Em 1972, o Brasil foi o primeiro a contar com um serviço obrigatório de Segurança e Medicina voltado a empresas com mais de cem funcionários. Pelas regras, todas as empresas devem oferecer equipamentos de segurança aos trabalhadores.

  LEIA MAIS

Ministério da Saúde zera fila de pacientes graves de hepatite C

Todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado (F3 e F4), receberão o chamado “tratamento inovador” até o final do ano, zerando a fila da população que seria contemplada pelo protocolo atual. Os medicamentos sofosbuvir, daclatasvir ou simeprevir, que apresentam cura de cerca de 90%, estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme solicitado pelos estados. Além disso, a partir de agora, outros públicos passam a ser tratados com a proposta desses mesmos medicamentos. Todos os 135 mil diagnosticados com hepatite C, independente do grau de comprometimento do fígado, serão atendidos.

  LEIA MAIS

Juros de empréstimos e financiamentos caem em junho

Influenciados pelas seguidas quedas da taxa básica de juros, empréstimos e financiamentos têm ficado mais baratos para consumidores e empresas no Brasil. Dados do Banco Central, divulgados nesta quinta-feira (27), revelam que os juros médios caíram 1,2 ponto percentual na passagem de maio para junho, passando de 47,3% ao ano para 46,1% no período. A expectativa é de que a queda continue nos próximos meses. Em julho, é possível que as operações de crédito voltem a registrar novas quedas nas taxas.

 LEIA MAIS

Censo Escolar disponibiliza mapa das escolas do País

Mapa das Escolas do Censo Escolar 2017 já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio do sistema, é possível visualizar a quantidade de escolas em atividade no País, assim como aquelas que já enviaram os dados para a coleta do censo. O prazo para repasse dessas informações de matrícula ao sistema Educacenso termina na próxima segunda-feira (31). A ferramenta apresenta, nos níveis nacional, estadual e municipal, o número de escolas que já completaram o preenchimento do censo. As informações estão disponíveis em números absolutos e em percentual. O quantitativo aparece em formato de tabela e agrupado por dependência administrativa. O sistema permite ainda imprimir e exportar os dados.

  LEIA MAIS