WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom ponte ilheus embasa secom bahia


julho 2017
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








GOVERNO FEDERAL ENSINA COMO FAZER UM MAU NEGÓCIO

Nada contra privatizações, desde que sejam bem feitas e vantajosas.

Repare, no ciclo abaixo, mais uma caca do Governo Federal quando o assunto é privatização mal feita.

1) Lá atrás, em 2012 e 2013, o Governo resolveu privatizar, primeiramente, os maiores aeroportos do país (Galeão, Guarulhos Viracopos, Brasília).

2) Esses primeiros aeroportos privatizados eram os “filés”, os mais rentáveis, os que sustentavam dezenas de outros aeroportos deficitários porém necessários à integração regional/nacional. Mas o Governo preferiu não vender a carne junto com o osso, foi só a carne, filé mignon de primeiríssima.

3) Em meio a muita festa, rasgações de seda e falsas promessas de todos os lados, bateu-se o martelo e abriu-se o champagne.

4) Na composição dos consórcios empresariais adquirentes dos aeroportos estão algumas empreiteiras da construção civil (as mesmas de sempre), velhas conhecidas nossas, sem nenhuma experiência no ramo de gestão aeroportuária e hoje envolvidas na Lava Jato.

5) Primeira porrada: sem os aeroportos superavitários que sustentavam os deficitários, o Governo teve de arcar/acumular um enorme e contínuo prejuízo desde então. O osso sobrou pra nós, não para os investidores. Cúmulo da burrice.

6) O BNDES havia financiado as cifras iniciais de aquisição, cerca de 10 bilhões de reais. Chegou a hora e a vez dos adquirentes começarem a pagar a dívida e as parcelas restantes da aquisição desses primeiros (e maiores) aeroportos que foram privatizados.

7) Juntando chico com francisco, o bicho pegou para algumas concessionárias dos aeroportos, já que, além das pesadas multas que têm de pagar pelos crimes financeiros na Lava Jato, ainda existe o custo elevadíssimo para se tocar o negócio chamado Aeroporto, detalhe que parece ter passado despercebido.

8) Segunda porrada: o que já era de se esperar começa a ganhar forma:  C A L O T E .

9) Terceira porrada: mais prejuízos para o Governo, com os prováveis processos de reversão do negócio.

10) Mas não se surpreenda se a Viúva, mesmo fraca das pernas, achar uma brecha jurídica que permita manter os atuais investidores, e  acabe “refinancianciando” o rombo, a juros bem próximos de zero. Já vimos esse filme antes.

11) Imagine que você vendeu seu carro a um amigo, não tinha seguro, o “amigo” bateu com o carro antes da transferência, sumiu no mundo, o prejuízo ficou todo pra você e foi bem maior do que o valor da venda (que ele nem tinha pago ainda). Mais ou menos por aí.

Leia agora esta matéria de ontem, 26/07/2017 :

http://www.valor.com.br/empresas/5053990/triunfo-e-utc-ja-consideram-devolver-concessao-de-viracopos

Nilson Pessoa   

2 respostas para “GOVERNO FEDERAL ENSINA COMO FAZER UM MAU NEGÓCIO”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia