por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

O MÊS DE JORGE AMADO

     O escritor Jorge Amado se vivo fosse, completaria no próximo dia 10 de agosto, 105 anos de idade. Embora tenha nascido em 1912 na fazenda dos pais, em Ferradas, Itabuna, veio com um ano de idade para Ilhéus, onde passou sua infância  e parte da sua adolescência. Embora seu primeiro livro tenha sido “No País do Carnaval”, os seguintes se fixaram em Ilhéus, nas fazendas de cacau e nos coronéis  do fruto de ouro.

Há alguns anos, criou-se no calendário turístico de Ilhéus um importante evento, chamado de Semana Jorge Amado de  Cultura e Arte, que durante os dois primeiros anos tiveram um secesso relativo, trazendo os filhos de Jorge, João Jorge e Paloma Amado,  a presidente da Casa de Jorge Amado, de Salvador, o secretário estadual de Cultura e Turismo, e outras autoridades, além de movimentar a cidade com exposições e palestras, o evento caiu nos anos seguintes até o ano passado.

SEMANA JORGE AMADO

         Neste ano, somente ao encerramos esta coluna (dia 02) tomamos conhecimento de que nos próximos dias 7 a 10 haverá exposições, palestras, visitas à Casa de Cultura Jorge Amado e Leitura na Praça, comemorando-se assim, a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte.

Acho que Jorge Amado merecia mais, além de uma maior divulgação do evento, Jorge merecia mais do que uma Semana; merecia o mês todo de agosto e o evento transformado em um Festival Literário Internacional.

GABRIELA DE OURO

    Quando Jorge Amado completou 80 anos, sua comemoração aconteceu em Ilhéus, onde recebeu muitas homenagens acompanhado de sua esposa Zélia Gattai. Como presidente da Atil Associação de Turismo de Ilhéus, na época, lhe prestei uma homenagem em nome do trade, fazendo  a entrega da “Gabriela de Ouro”, uma estatueta criada por meu saudoso amigo e grande artista Caribé, sem custos. A entrega aconteceu na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, contando com as presenças do prefeito, secretários da Cultura e do Turismo e outras autoridades. Na ocasião lhe dissemos que aquela estatueta seria a única “de ouro” , pois a partir dos anos seguintes  nossa ideia era fazer uma Festa onde seriam entregues “Gabrielas de Prata”  a jornalistas e entidades que mais promovessem Ilhéus nacionalmente.

Em seguida à solenidade, fomos juntos e com os demais presentes, assistir no TMI a comédia baseada em um dos seus romances, “Dona Flur e seus Dois Maridos”.

MELHORAMENTOS

      A Prefeitura de Ilhéus vem melhorando o aspecto geral da cidade, não somente na iluminação, onde tem realçado a beleza de nossos monumentos, tendo já substituído mais de mil lâmpadas, também já vimos melhorias na pavimentação da Rua Marqûes de Paranaguá  (Calçadão) e em outras ruas e praças. Parabéns, Prefeito!

SECRETARIA DE TURISMO

     Estivemos nesta semana em reunião com o Secretário Municipal de Turismo, Roberto Lobão, tendo sentido nele o interesse em incrementar o turismo da cidade, buscando uma participação marcante na ABAV Expo, com espaço amplo, onde possa expor as potencialidades turísticas do município. Também levará ao evento farto material publicitário. A Estrada do Chocolate e Cacau também está na sua pauta de atividades. No Palácio Paranaguá, onde se encontra a sua Secretaria,  uma exposição de fotos antigas da cidade e a Galeria dos prefeitos, tem recebido a visita diária de mais de 200 pessoas. É um começo do que será no futuro o Museu da Cidade .

B I T S  –  T U R

Escolhida pela Secretaria Estadual de Turismo como atração turística de Ilhéus, a Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal do Nordeste, do Chocolate Caseiro Ilhéus, recebeu mais de 25 mil visitantes  no verão 2015/16 *** O Centro de Canoagem de Itacaré terá suas obras iniciadas nos próximos dias *** E Ilhéus, quando terá o seu Centro? *** A Baia do Pontal merece… *** Itacaré também terá nos dias 14 a 17 de setembro, a 5ª edição de sua Motofest *** O evento recebe a participação de mais de 4 mil motociclistas do Brasil e do Exterior *** O evento contará com muita música, shows e manobras radicais *** O Teatro Municipal de Ilhéus, que vem tendo uma boa pauta, apresentará no dia 19 de agosto, a comédia “E agora?” *** E nos dia 23/08, um show imperdível, com homenagens a Tim Maia e Zé Ramalho *** Nozinho faz Tim Maia, Duda Mello faz Zé Ramalho e o show conta com a participação de outros artistas  *** O  Chocolate Caseiro homenageia o Dia dos Pais concedendo descontos especiuais em seus licores  e na Linha Erótica *** E Viva Jorge Amado., em sua Semana de Cultura e Arte, de 7 a 10 de agosto, data do seu nascimento!