Pequeno paciente é um dos beneficiados pelo McDia Feliz, campanha que anualmente arrecada recursos para projetos pela cura do câncer infantojuvenil

Kaio Nunes uma das crianças atendida pela Casa de Apoio

Kaio Santos Nunes tem 5 anos e aos 4 foi diagnosticado com tumor de Wilms. Ele mora em Paramirim, região de caatinga na Bahia, e buscou tratamento em Itabuna, no Hospital Manoel Novaes. O pequeno conta com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sul Bahia para seguir com o tratamento.

“Kaio foi muito bem atendido aqui em Itabuna. Recebemos todo o suporte necessário para o tratamento e, se não fosse o GACC, a gente já teria desistido do tratamento, pois não teríamos condições de custear e nem de nos manter aqui em Itabuna. Acredito que sairemos daqui com a cura dele”, relata Etelvina de Jesus Santos, mãe do menino.

O GACC Sul Bahia atende em média 270 crianças e adolescentes por mês e se mantém com campanhas, eventos, o apoio de empresas e doações em geral. Desde 2010, a instituição participa do McDia Feliz e com os recursos realiza projetos, como Melhoria da qualidade da assistência no serviço de oncologia pediátrica do Hospital Manoel Novaes, que beneficia crianças como o Kaio.

“Toda essa campanha vai viabilizar que as nossas crianças e adolescentes tenham acesso ao cateter para evitar o sofrimento das furadas e também a aquisição de um aparelho de Raio X portátil para os casos mais graves que não conseguem sair do leito. O objetivo é salvar vidas”, informa Drª Teresa Cristina Cardoso Fonseca, presidente do GACC Sul Bahia.

GACC Sul Bahia

O GACC que é uma instituição sem fins lucrativos e recebe doações que vão desde a ajuda financeira até o empréstimo do tempo dos voluntários. A instituição atende crianças e adolescentes das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. Possui uma estrutura formada pela Casa de Apoio que abrigada pacientes e familiares, proporcionando atendimento assistencial e psicológico. O GACC oferece ainda transporte, medicamentos e cestas básicas para famílias que estão em intervalo de tratamento, bem como apoio logístico para execução de exames e internamentos e encaminhamento para exames em grandes centros do Brasil. Tudo isso com o apoio da comunidade e dos parceiros.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é uma campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Atualmente, é a maior mobilização no Brasil em prol da cura do câncer infantojuvenil. A campanha é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. O McDia Feliz tem o intuito de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. Este ano, o McDia Feliz vai acontecer no dia 26 de agosto. Todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac serão revertidos para as instituições participantes em todo o Brasil. Desde 1988, cerca de R$ 230 milhões foram arrecadados por meio do McDia Feliz, e destinados para instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos em atuação há 18 anos, cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Para aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto desenvolve e coordena programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Durante esse tempo de atuação, os dados do câncer mostram um cenário mais animador. Há 30 anos as chances de cura eram de 15%. Hoje, podem chegar a 80%, se a doença for diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada em centros de referência. Desde 1999, mais de R$ 330 milhões foram arrecadados por meio de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais e instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Cerca de 3 milhões de crianças, adolescentes e seus familiares já foram beneficiados nestes 18 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.