por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

ÍCONE

     Quando o Governo do Estado, através a secretaria estadual de Turismo, realizou a Sinalização Turística de Ilhéus, escolheu entre os ícones, a fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus (Primeira  de Chocolate Artesanal do Nordeste), localizada no Distrito Industrial, como uma das “atrações turísticas de Ilhéus”, com direito a placas na cor marron, como nos outros pontos turísticos. O que talvez não esperasse a SETUR-BA, é que a Fábrica se tornasse lider em visitações dos pontos turísticos de Ilhéus. Na temporada do Verão 2015/16 (dezembro/janeiro/fevereiro), a Fábrica recebeu mais de 25 mil visitantes, ultrapassando quaisquer outros ícones como a Casa da Cultura Jorge Amado, Bataclan e outros. O motivo talvez, seja pelo fato de que a atração não é somente visual, mas tem entretenimento para o turista. Sua Fazendinha de Cacau, figuras da Gabriela e do Nacib (que ensejam fotos), Casa da Criança, janelões de vidro (permitindo ver fases da produção  e embalagem do chocolate), pés de cacau e outras frutas, além de duas lojas geminadas com o chocolate caseiro de nível, considerado o mais gostoso do Brasil, talvez influenciem essa preferência.

“CASEIRO DE NÍVEL”

     Não é primeira nem segunda vez que o chocolate caseiro de Ilhéus é considerado um dos melhores, comparado com os europeus. Em artigo postado na primeira página “Boa Terra” da Tribuna da Bahia, de Salvador, edição de 24/07, com o título “!Ilhéus reiventa na Bahia, a cena chique do cacau de luxo”. O autor comenta o Festival Internacional do Chocolate  e com exagero, diz que ”A festa trouxe de volta o carisma do produtor Hans Tosta Schaeppi, um personagem que nem Jorge Amado conseguiu inventar na ficção”. Em outro trecho do artigo,  o autor diz que “Hans veio quase pronto da Suiça para fazer Ilhéus brilhar. Há mais de 30 anos criou uma produção refinada de chocolates, capaz de rivalizar com a parisiense Rue Du Faubourg  Saint Honoré no quesito cacau chique”.  

Obrigado ao Autor, que me deixou muito orgulhoso; e talvez também à cidade que me fez seu Cidadão e seu Comendador .

AUDIÊNCIA PÚBLICA

     A Prefeitura de Ilhéus vai realizar no próximo dia 22 de agosto (terça-feira), a partir das 8 horas no Teatro Municipal de Ilhéus, a segunda Audiência Pública para discussão e elaboração do PPA – Plano Plurianual do Município para o quatriênio 2018/2021. O objetivo da Audiência é estimular a democratização e participação dos cidadãos na construção do instrumento que norteará as políticas públicas locais nos próximos quatro anos. A primeira Audiência acontecida no último dia 9, contou com a participação de gestores municipais e representantes da sociedade civil organizada. Quem não puder comparecer à audiência, pode contribuir com sugestões, através do e-mail [email protected] .

B I T S  –  T U R

Em parceria com o Ministério da Cultura, Ilhéus passou a fazer parte dos Mapas Culturais, que têm como objetivo qualificar a gestão pública, promover eficiência e atualização frente às novas tecnologias da informação e comunicação *** Começou na segunda-feira passada, 14, em Itacaré, a Feira da Saúde com uma série de atendimentos e procedimentos, além da carreta de mamografia para rastreamento do Câncer de mama *** A Feira vai até o próximo dia 21, e o rastreamento será feito nas mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos *** A fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus,  recebeu no mês de julho, 5.096 visitantes, a maioria em carros de passeio e vans *** O Banco do Nordeste do Brasil, BNB, está negociando dívidas dos produtores rurais, com descontos de até 95% *** Já o Banco do Brasil ficou fora da Lei que criou esse desconto, principalmente para o PESA (o empréstimo da Vassoura de Bruxa) *** As vendas do comércio no Dia dos Pais caiu muito, em relação ao ano passado *** É a crise continuando a zoar o povo… *** Até quando? *** O Porto de Ilhéus continua sendo enjeitado pela CODEBA *** Sem calado, sem equipamentos, sem navios…***  A nossa bela Catedral, em estilo neo-clássico, também merece uma iluminação bonita como a do Palácio Paranaguá *** Os novos donos (ou arrendatários?) do Bar-Restaurante Vesúvio doaram ao Iate Clube de Ilhéus, o busto do escritor Jorge Amado *** Por falar em Bar Vesúvio, a demorada reforma, tirou da fachada a  cor azul marinho, tradição de décadas *** Estamos em plena baixa-estação do segundo semestre e o que era ruim, pode piorar *** Somente o Turismo de Eventos pode salvar a baixa-estação *** Somos a única cidade do Estado da Bahia que póssui um Centro de Convenções *** Nem Salvador tem…