Mais de mil mulheres já passaram pelo rastreamento do câncer de mama
Mais de mil mulheres com idade entre 50 e 69 anos já realizaram, em Ilhéus, o atendimento gratuito do Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, iniciado no último dia 17. A expectativa da secretaria municipal de Saúde é atender, até o dia 2 de setembro, até quando o serviço estará sendo disponibilizado no estacionamento do Centro de Convenções, cerca de três mil consultas. Hoje (25) pela manhã, o prefeito Mário Alexandre visitou pacientes e equipes médica e de enfermagem e salientou a importância da prevenção da doença, com incidência mais comum entre as mulheres da faixa etária atendida.

Rastreamento Cancer de Mama foto Clodoaldo Ribeiro(17)
Após os laudos, que serão emitidos no prazo máximo de 30 dias, serão encaminhados para a Policlínica, na Conquista, os casos que necessitem de exames complementares. Em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, as mulheres serão encaminhadas para Salvador, em vaga zero, ou seja, de imediato para o procedimento.
Parceria – O programa Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, que faz parte do projeto “Saúde sem fronteiras”, conta com o acompanhamento técnico da Diretoria de Projetos Estratégicos das Ações e Serviços de Saúde, órgão vinculado à secretaria estadual de Saúde (Sesab).