WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


dezembro 2017
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








APENAS MAIS UM DIA A VIVER

Anísio Cruz dez/2017

O ano de 2017 está se esvaindo, e logo estaremos no novo ano de 2018. O ciclo, mais uma vez, está se cumprindo ao longo dos 365 dias que compõem o nosso ano, desde que tivemos estabelecido o calendário gregoriano, a partir da órbita terrestre em torno do Sol. Todos sabemos disso.

É fato comum que, neste período que antecede a virada do ano, as pessoas se encham de esperanças de que tudo mude, como num passe de mágica, quando os relógios marcarem a meia noite do dia 31 de dezembro, entre abraços, beijos, champagnes, e espocar de fogos de artifícios, desde a distante Kiribati, ilha próxima à Austrália, até o ponto mais longínquo da Costa Oeste do continente americano, cruzando muitos meridianos, mantendo-se a tradição.

Nas grandes cidades, palcos são armados, e shows acontecem, com artistas de diversas “estaturas” profissionais, para delírio dos seus enlouquecidos fãs, que gastam fortunas para participarem dos festejos abertos, ou fechados, em camarotes finamente decorados, Buffets fartos, e outros itens inimagináveis para a grande maioria dos mortais, dentre os quais me incluo, de bom grado. Que saltem as 7 ondas, e façam seus pedidos.

Mas há povos que possuem o seus próprios calendários, e por consequência, seus eventos. E muitas são as formas de comemorar a passagem do ano, como na China, por exemplo, cuja datação baseia-se em um calendário lunisolar, composto de 12 lunações, num total de 354 dias, diferindo assim do nosso calendário. para compensar a defasagem diante do calendário ocidental que nós seguimos, acrescentam mais um mês a cada 3 anos. Eles, os chineses, já estão vivendo o seu ano de 4715 de uma cultura riquíssima em tradições. Também seguem o calendário lunisolar, os judeus, só que a sincronização com o nosso calendário, é um pouco diferente. Eles iniciam a sua cronologia, a partir do Êxodo, vivem o seu ano de 5778. Os seus meses iniciam-se sempre no dia da lua nova, e duram cerca de 29 dias, em média. (Fonte Wikpédia)

Apenas a título de curiosidade, temos também o calendário islamita, que celebra o seu Ano Novo em 1º de “muharram”, que varia, e em 2016, caiu a 3 de outubro.

Como vemos, há divergências históricas na cronologia dos povos, que precisam, e devem ser respeitadas, pois cada um deles possui a sua referência, que nunca será abandonada, nem abafada por imposições de religiões, ou decisões políticas, através de decretos. Aliás, mesmo quando ocorreram dominações por outros povos, os dominados tratavam de preservar as suas tradições, passadas verbalmente, de geração em geração, ou através dos textos escritos e cuidadosamente guardados, os textos bíblicos, os hieróglifos egípcios, o calendário asteca, ou maias, apenas para citar alguns.

Vivamos então o momento singular de mais uma transição do nosso calendário, troquemos as folhinhas, as agendas, e recomecemos o novo ano, com disposição para enfrentarmos o que virá. Não esqueçamos, porém, que será apenas mais um dia nas nossas vidas.

1 resposta para “APENAS MAIS UM DIA A VIVER”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia