Em conferência municipal de educação, acadêmico de administração da faculdade de ilhéus (cesupi) é eleito delegado para etapa estadual. Referendado na plenária final por segmentos sociais, secretaria de educação, fórum de educação, professores da rede básica e superior, estudantes de ensino superior público e privado apresentou em seu eixo propostas para aprimoramento das instituições de ensino por meio da tecnologia.

A III Conferência Municipal de Educação de Ilhéus foi realizada nos dias 15 e 16 debateu a consolidação do Sistema Nacional e Plano Nacional de Educação e as proposições de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social.

Na plenária final ocorreu votação para eleição das representações por segmento. Os eleitos delegados, irão para a etapa estadual da conferência de educação que ocorrerá na capital, salvador.

Para levar propostas e demandas da educação superior à salvador onde ocorrerá o encontro de todos os delegados e delegadas eleitos nas cidades baianas, obteve referendo por unanimidade de todos os segmentos presentes na conferência, o acadêmico de Administração, Marcos Vinicius Vieira Reis de 24 anos morador da zona sul de ilhéus.

“Esse é o momento de decidirmos pela nossa vida acadêmica e qual educação que eu quero, essa é a sua vez também de dizer o que você quer para a educação para nós agora e para nossos filhos e parentes.” Afirma por telefone o jovem marcos vinicius.

As conferência municipais de educação estão ocorrendo em todo território nacional como prevê o PNE, Plano Nacional de Educação, aprovado pelos deputados e senadores.
Em salvador serão eleitos delegados e delegadas que representarão a Bahia na etapa nacional prevista para ocorrer em Brasília ainda neste ano de 2018

“Entendam, é através da minha participação e de outros jovens e acadêmicos, participação ativa nos espaços de poder de fala e decisão que vamos dizer o que queremos para a educação baiana. É ocupando espaços de participação política e formação de políticas públicas que vamos melhorar a educação baiana. Com nossa voz, voto e mãos. Se não nós? quem? Se não agora? quando?” Completa Marcos, por telefone.

Marcos Vinicius delegado eleito, tem formação em ciências políticas pela USP na modalidade Massive Open Online Course – Veduca, Empreendedorismo e Inovação pela Fundação Bradesco, conclui Gestão Empresarial no CESUPI e é acadêmico de administração na Faculdade de Ilhéus.

 

Dos eleitos do ensino superior estão incluídos Jamile Menezes e Fábio, estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz. O evento – preparatório para a Conferência Estadual – também contou com a participação do secretário em exercício de Educação da Bahia, Nildon Pitombo. da professora Anatércia Lopes, presidente do Conselho Estadual de Educação, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, o Prefeito de Ilhéus Mário Alexandre e Eliane Oliveira, Secretária Municipal de Educação.