Anísio Cruz fev-2018

Recebi hoje, por e-mail, uma correspondência do Arquiteto Maurice Degen, que residiu aqui em Ilhéus, por alguns anos, terra que ele adotou como sua, plantou amizades, e colheu alguns amigos, dentre os quais me incluo. Agora que voltou para a Suíça, sua terra natal, me dá a honra e o privilégio de compartilhar fotos e vídeos, especialmente das suas viagens pelo oriente médio, ávido por conhecimentos culturais dos povos daquela região do planeta, além, evidentemente, das belíssimas paisagens da sua terra. Desta vez, o Maurice me surpreendeu com um relato de cenas que presenciou, quando ainda era morador do Jardim Atlântico, à beira da praia do sul, em 2006, em consonância com o artigo que publiquei dias atrás, AS TARTARUGUINHAS ILHEENSES. Ele presenciou, por diversas vezes, tartarugas marinhas no ato da postura naquela região da Orla Sul, então pouco habitada. Também conseguiu fotografar a eclosão dos ovos, bem como a desajeitada corrida das pequeninas ilheenses, em direção ao mar, em busca da sua sobrevivência. Vejam as fotos:

Tartaruga chegando para a postura.

Ninho com ovos, prestes a eclodir.

Pequenas tartarugas recem-nascidas.

#Partiu mar.

Quero agradecer ao amigo Maurice, por ter me enviado as eloquentes fotos, que comprovam que as nossas conterrâneas jamais esquecem o seu berçário, e retornam a ele, com frequência, para dar seguimento ao seu ciclo vital, desde épocas ancestrais, até os dias de hoje.

Amanhã retornarei com o relato do Maurice, acerca de outros esporádicos visitantes do nosso litoral, onde a vida fervilha, com milhares de nascimentos de seres, que dividem conosco o direito à vida.