Os proprietários de táxi de Ilhéus estão sendo convocados pela prefeitura para realizar vistoria sobre as condições de trafegabilidade dos veículos. O processo de renovação do alvará de circulação acontece na Base Operacional da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), situada na Rua 14 de Agosto, s/n, bairro da Cidade Nova, ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade. O atendimento é feito de acordo com as datas determinadas para cada “praça” e por ordem de chegada, das 8 às 13 horas, até o dia 6 de abril. A vistoria em vigor vence no dia 31 deste mês.

Os documentos exigidos para iniciar o processo de vistoria são cópias do alvará de circulação; cartão de identificação; carteira nacional de habilitação (com observação que exerce atividade remunerada); certidão de condutor emitido pelo Departamento de Trânsito da Bahia (Detran); Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); e duas foto 3×4 recentes (máximo de seis meses).

Também outros documentos são solicitados para a vistoria, a exemplo do atestado de antecedentes criminais liberado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia; certidão de ações criminais que pode é liberada pela Justiça Estadual; certidão da Justiça Federal; cópia do curso de condutor de táxi; inscrição como autônomo no INSS; título de eleitor; e comprovante de residência atualizado, em nome do requerente.

Datas e praças – A Sutran informa que o proprietário de táxi deve ficar atento para a data da vistoria. De 2 a 6 de abril o atendimento estará sendo feito para os taxistas das “praças” 1, 2A, 2B, 2C, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. E de 9 a 14 de abril para quem trabalha nas “praças” 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21. Os alvarás de circulação serão entregues aos proprietários de táxi a partir do dia 17 de abril, com a previsão de terminar os trabalhos no dia 20 do mesmo mês.

Se o taxista que não comparecer nas datas e horários determinados de acordo com sua “praça” ele irá aguardar o término de todo o processo de vistoria para então agendar nova data. Ele estará sujeito ao atraso na expedição e entrega do seu alvará e cartão de identificação.