O deputado Federal João Carlos Bacelar (PR) destacou medidas importantes para o desenvolvimento de Ilhéus e região sul da Bahia em reunião na manhã deste sábado, dia 07/07, no Ilhéus Praia Hotel.  As propostas fazem parte de sua pauta política e que pretende viabilizar por meio de atuação junto a órgãos competentes e da criação de emendas parlamentares. Entre o projetos destacam-se investimentos no Porto de Ilhéus e a construção de um restaurante popular no município, reivindicação do vereador Thadeu Muniz. Ainda, Bacelar se comprometeu a atuar junto ao governo do Estado para tirar do papel a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna.

Conforme salientou Bacelar, as ações têm início na próxima semana. “Nesta segunda-feira, dia 09/07, irei verificar junto à Bahia Mineração como andam a obras do Porto Sul e cobrar a ligação como Porto de Ilhéus, já no turno vespertino, discutirei com o governador Rui Costa ações para viabilizar a duplicação da Rodovia Ilhéus – Itabuna, embargada pelo Tribunal de Contas da União; precisamos exigir do TCM maior compromisso com a Bahia”, afirma. Segundo o deputado, faltam 1500 km para completar a ligação ferroviária entre as regiões sul e oeste da Bahia, o que irá dinamizar a econômica com o transporte de grãos e minérios. “Além disso, essa ligação intermodal vai favorecer a instalação de novas empresas aqui no município”, frisou.

O encontro, que contou com a participação de membros da sociedade civil e movimentos sociais, foi organizado pelo vereador e advogado Thadeu Muniz que confirmou aliança com Bacelar. “Fiz umaanálise criteriosa de todos os deputados no sentido de buscar parcerias que possam trazer desenvolvimento para nosso município, considerando conduta moral e ética e cumprimento de propostas”, ressaltou Muniz. “Em todas as suas gestões, Bacelar tem honrado o compromisso com seus eleitores, inclusive assinou na semana passada, em Itabuna, emenda parlamentar com liberação de mais de R$ 70 milhões para investimento em infraestrutura do município”, observou. “E nós queremos captar recursos como este também para Ilhéus”, frisou o vereador.

Após a reunião, Bacelar concedeu entrevista em uma rádio local, explicando a importância de suas propostas. Conforme ressaltou, a Bahia possui três portos: o de Salvador, de Aratu e o de Ilhéus, que historicamente vem recebendo o menor montante em investimentos. Assim, nas propostas do deputado também está inclusa a obtenção de recursos para acelerar as obras de dragagem na bacia de evolução portuária, viabilizando também a construção de um Terminal Turístico, bem como e implantação de equipamentos que habilitem o porto a exportar grãos e minérios.

Em gestões anteriores, Bacelar foi responsável por emendas parlamentares que possibilitaram a realização de obras de drenagem e pavimentação do Canal Central da Avenida Esperança, bem como da urbanização da Rua da Horta e das Transversais que fazem a ligação com a Rua do Cano, também no Malhado. “Eu tenho um afeto grande por esse município, e aqui passo férias com minha família. Ilhéus tem uma natureza exuberante, que associada à diversidade cultural e arquitetônica a torna uma cidade de destaque na Bahia e no país e por isso precisamos diversificar sua economia para que possamos construir uma nova história no município, e essa é uma bandeira que desfraldo desde o inicio da minha atividade parlamentar”, afirmou o deputado que está em seu terceiro mandato.