WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


julho 2018
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








DECOLORES : EDIFÍCIO SANTA CLARA

Lembro-me perfeitamente quando iniciou a construção do Edifício Santa Clara, através da Construtora Brasil, tendo como Engenheiro Dr. Hans Schaeppi. Diariamente apanhava restos de tábuas e ripões, pora minha mãe escaldar nossas roupas no fogão a lenha conforme era o costume naquele tempo.
Minha residência era no prédio da Filarmônica Santa Cecília e de lá do alto acompanhava o soerguimento do arranha céu, primeiro no interior da Bahia.
A expectativa era imensa, os ilheenses orgulhavam-se pela coragem do Senhor Odilon Pompilio de Souza, em construir aquele majestoso edifício na Princesinha do Sul, pois apesar dos tempos áureos do cacau, outros ilheenses abastados preferiram investir na Capital do Estado.  
Não tenho notícias se a Câmara Municipal de Ilhéus, na época  tenha realizado alguma homenagem a esse grande empreendedor.  
Finalmente em 1960 o edifício/sorveteria/cinema foram  inaugurados, foi a maior coqueluche da época. Seus primeiros moradores foram Odilon Pompilio, Isaias Fraga,  Raimundo Cruz, Popoff, Henrique Cardoso, Kanitz, Walter Mônaco, entre outros.

O Bar, e sorveteria, foi muito freqüentado pelos adultos e jovens. Lembro-me dos primeiros arrendatários como Agnaldo Matos que procurava atender os fregueses com simpatia. Logo depois chegaram os espanhóis que dinamizaram o bar servindo chopp bastante gelado. Em seguida foi a vez do Seu Olegário, oriundo da cidade de Itapetinga, que logo se entrosou com os fregueses.
Nessa ocasião surgiu um grupo de rapazes e moças que aos domingos alegravam o ambiente do bar, bebendo aquela cervejinha gelada. Levando aquele sambão “SÓ O AMOR CONSTRÓI” orquestrado por Bogodô, Márcia, Bel, Marta, Adalberto, Zenaide, Ivan Gomes, Luisinho, Téo, Ana Lucia, Lito, Didico,  Pedrito, Geraldo, Joilson, Clélio Fidelis, Edu Neto, Lua e outros…
O Cine Santa Clara era um luxo, a começar pela sala de espera, com aquelas poltronas confortáveis, ar condicionado, todo ambiente iluminado e espelhado.
O cinema tornou-se o ponto de encontro dos adultos na soierê e da juventude na matinê. Lembro-me daqueles baleiros que ficavam próximo da bilheteria para vender chiclets, menta, bombons e sonho de valsa. Tudo era uma festa e um desafio, pois sempre gostava de arrumar uma namoradinha no cinema e depois namorar na Avenida Soares Lopes.
Naquela época existia um grande pintor chamado Zezito Matos, o qual  foi contratado  pelo proprietário para desenhar uma obra de arte na entrada lateral do cinema.  Infelizmente foi destruída com o tempo.
O primeiro filme que passou foi OS DEZ MANDAMENTOS, com Charlton Heston (Moisés) e Yul Bryner (Ramasés II). O filme retrata importantes passagens na vida dos Hebreus,  por volta de 1250 a.C. Infelizmente não pude comparecer pois, só entrava de  paletó. 
Outros filmes épicos, cowboy e de aventura marcaram os bons tempos do cinema, a exemplo de BEN HUR,  DJANGO , TARZAN, DR. JIVAGO, 2001 – UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO, além dos filmes nacionais com Ankito, Zé Trindade, Grande Otelo, Zezé Macedo e Renata Fronze.
Gostaria de registrar que tive o privilégio de conhecer Seu Odilon Pompilio através de Walter Mônaco, pessoa de sua inteira confiança. Seu depósito de cacau era no mesmo local onde  existe hoje (O SACOLÃO DA VERDURA), que  por infelicidade   houve um  incêndio de madrugada vindo a  queimar todo estoque de cacau existente no depósito.
Na qualidade de ilheense quero parabenizar aos familiares do Seu Odilon Pompilio pela sua bravura em construir vários  empreendimentos nesta cidade e que por certo  será sempre   exemplo de verdadeiro amor pela sua terra. 
Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa
Fespi 1991,
 

1 resposta para “DECOLORES : EDIFÍCIO SANTA CLARA”

  • HERALDO FASKOMY DE SA says:

    e quem lhe disse, QUE ESSES HOMENS DE VERDADE, PRECISAVAM DE VEREADORES…DR. HERNANI NUNCA QUIS MEIA COM POLITICOS. E HOJE TEM NOME DE BAIRRO. NAO PRECISANDO ENVOLVE- SE COM CRAPULAS ATUAIS.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia