WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


julho 2018
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  








A ONG ENAULTINHO ROCHA na busca de conscientizar a população para o CADASTRO de doador de Medula Óssea, lança o projeto, “A voz do Doador e do Transplantado!

FRANCISCO MENDES, DOADOR!

– Nome completo?Francisco Mendes Ferreira Neto

– Onde reside? Sua idade?Salvador . 37 anos

– Sua profissão?Onde trabalha? Medico Ortopedista, Cirurgião de Joelho

-Estado civil? Tem filhos? Quantos? Sexo? Casado, 1 filha chamada Júlia

– Quando foi a sua doação? 13 de maio de 2015

– Como se sentiu quando soube que era compatível? No meu caso foi um pouco diferente do habitual. Quando descobrimos que minha irmã Andréa estava com Leucemia, buscamos de imediato avaliar nossa histocompatibilidade (HLA) para uma possível doação de medula óssea, porém minha compatibilidade foi de apenas 50%. Devido a dificuldade de encontrar um doador 100% compatível, foi optado pelos médicos , realizar um transplante haploidentico, ou seja, entre irmãos ou pais com 50% de compatibilidade. Fiquei muito feliz em saber que seria o escolhido para esta missão tão nobre! Sempre tive certeza que daria certo.

– Onde foi sua doação?Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo

– Quanto tempo durou? Foi por Aféreseou por punção? A coleta da minha medula óssea durou aproximadamente 40 minutos, e foi realizada por punção no osso da Bacia. Procedimento muito simples e seguro.

– Você sentiu dor?Senti dor bem leve, a qual melhorou com analgésicos comuns.Em 3 dias, eu já estava trabalhando e exercendo meus hábitos de vida diário.

– Como a equipe do REDOME te recebeu?Infelizmente minha doação não foi pelo Redome, pois não encontramos o doador. Mas já tive informações que o Redome sempre recebe o doador com muito carinho e atenção.

-Se for compatível com mais alguém, fará outra doação?Este é um grande desejo que tenho todos os dias. Farei quantas doações forem possíveis para poder salvar vidas.

– A sua cidade se movimenta para campanha de cadastro de MO?Foi realizada uma grande campanha na minha cidade Ilhéus, sob a coordenação do grande amigo enviado por Deus, Sr. Enault Freitas, junto com amigos, familiares e pessoas do bem. Em cerca de 3 dias foram cadastrados 3.681 pessoas para serem doadores voluntários de Medula Óssea. Uma campanha linda feitas por pessoas especias , as quais sempre serei grato.

– Depois da sua doação tem incentivado outras pessoas a se cadastrarem?O incentivo ao cadastro de novos doadores é a minha missão de vida.

Infelizmente ainda há muito desconhecimento sobre o tema. Precisamos desmistificar e abrir os corações das pessoas sobre a importância de serem solidários com o próximo.

– Como fica sua consciência daqui pra frente como doador?Minha consciência e meu coração estão felizes. Faria tudo novamente para salvar uma das pessoas que mais amo na vida.

– Você já sabe quem foi seu(receptor (a)? Já esteve com ele(a)? Tem interesse de conhecer?Meu receptor foi minha irmã Andréa Mendes

– O que você dirá para esta pessoa?Você é um exemplo de amor, força, garra e determinação. Nos ensinou como ser forte diante das dificuldades. Minha medula óssea certamente tinha muito mais do que 50% de compatibilidade, pois havia muito amor e certeza que tudo daria certo.

– Você nos autoriza a publicar esta reportagem com sua foto? Poderemos conscientizar outros a serem doadores!Sim

– Pode deixar uma mensagem de incentivo? Queridos amigos, não há nada mais nobre na vida do que ser solidário com o próximo e ajudar quem precisa. Por isso, solicito a vocês que vá ao hemocentro de sua cidade, e solicite o cadastro no Redome, para serem doadores de medula óssea. Será colhido apenas 5 ml de sangue, e você poderá ser o anjo da guarda de alguém caso haja compatibilidade com quem precisa.

– Qual a sua mensagem para as pessoas que se cadastraram e tem se negado ou não se atualizam junto ao REDOME?Não vamos pensar somente na gente, pois não sabemos o dia do amanhã. A compatibilidade é muito difícil , cerca de 1 para 100 mil pessoas, então não se recuse a doar. Quando adoece alguém, adoece também uma família inteira. Quando você salva alguém, você também salva toda uma família. Doe vida em vida!

A ONG ENAULTINHO ROCHA te agradece e pede a DEUS que te abençoe e proteja! Um abraço meu amigo!

Enault Freitas

Presidente

3 respostas para “A ONG ENAULTINHO ROCHA na busca de conscientizar a população para o CADASTRO de doador de Medula Óssea, lança o projeto, “A voz do Doador e do Transplantado!”

  • Lilian says:

    É muito importante fazer o cadastro e lembrar que vidas depende de Vc, eu infelizmente não posso doar pq tive câncer e a oportunidade de está escrevendo para quem está lendo agora, nos últimos anos perdi amigos e parentes, provavelmente pq vc deixou de fazer o cadastro e sofro muito com a falta deles, aprendi muito com eles e levaram grande parte de mim, sei que nunca mais serei a mesma, se vc tem saúde, faça O cadastro é a única chance de um portador de doença do sangue ser salvo, vc não corre nenhum risco e estará dando esperança de vida em que a única esperança é Vc, doe vida, doe esperança, doe amor, parabéns Enault por ter essa força que eu não conseguir mais ter meu amigo a morte deles me fragilizou.

    • Minha amiga Lilian, sei bem da sua fragilidade hoje, mas em agosto de 2014 você foi Guerreira e conseguiu me arrastar a menos de 2 meses da partida de meu filho,juntos lutamos pelo nosso Jonny Be Good(João Paulo), quis DEUS que sua hora tinha chegado. Mas temos que ir em frente amiga, tem muitas pessoas precisando de nosso apoio, de nossa esperança!Acredito em DEUS e ele vai te reerguer na hora certa, você é uma força que precisamos! Bjsss

  • Esta entrevista é emocionante demais, não tem como ficar insensível diante tão forte ato de amor. Para mim é como a força de HÉRCULES, preciso dessas dosagens de forças paraseguirem frente na certeza de que estamos fazendo o bem! Obrigado grande Guerreuro Francisco Mendes. Deus te abençoe e a Andréa também! Gêmeos até a MEDULA! Obrigado R2cpress, sem você não teria essa narrativa tão linda!”Paz e Luz”!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia