A 16ª RODADA RESULTOU EM EMPATE, E VITÓRIA DA EQUIPE DO CAP. LUÍS EDUARDO

Cumprindo a Programação 2018, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade de “babas de praia” quase centenária em atividade de Ilhéus, realizou domingo(09) sua 16ª rodada da referida modalidade esportiva onde, no Campo Grimaldo a equipe do Capitão Luís Eduardo venceu a do Capitão Caio da AMO pelo escore de 3 a 0 com gols de Duda Pantera, Crispa da Galera do Fla e Prof. Jorge Reis(contra). Já no Campo Martial houve empate de 2 a 2 entre os quadros dos capitães Alex de Moises e Melgaço, marcando o próprio Alex de Moises(2) e Zé Eduardo(2). Apitaram os ‘babas’ Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Elielson com atuações, segundo os olheiros de árbitros, regulares. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus – AAFCI. Receberam Cartão Amarelo os veteranos: Udson da Civil, Crispa da Galera do Fla, Podão, Dilton da Ceplac, Everaldo Cabeça de Flande, Caio da AMO, Alex de Moises e Carlão do Taxi. Os ‘babas’ foram jogados como de costume na praia, pela manhã, da Av. Soares Lopes, bem defronte do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus.

Equipes que atuaram no Campo Grimaldo:

(Cap. Luís Eduardo): Goleiro Rosivaldo, Geraldo da Ceplac(Udson da Civil entrou aos 5’ da 2ª etapa), Junior Murta, Silva e Luís Eduardo; Danilo, Daniel Murta, Luís Humberto, Ralio da Contabilidade, Duda Pantera e Crispa da Galera do Fla

(Cap. Caio da AMO): Goleiro Ricardo, Haroldo(Sena entrou aos 40’ da 1ª etapa), Djalma Peludo, Prof. Jorge Reis e Everaldo Cabeça de Flande; Dilton, Podão, Caio da AMO, Mario Filho, Heckel Januário(Paulo Carqueija entrou aos 20’ da 1ª etapa) e Renatinho dos Leais

Equipes que atuaram no Campo Martial:

(Cap. Alex de Moises): Goleiro Wendell da Autoescola(o beque Gicelio Ram Ram o substituiu no intervalo), Sizinio do Remo(Zezinho da Baixa Fria entrou no intervalo), Gicelio Ram Ram, Gutemberg Trator e Passos de Uruçuca; Cesinha da Nacional, Zugaib da Ceplac, Charles Reis, Marconi, Garrancho 100 Anos de Praia(Souza da Polícia entrou aos 20’ da 1ª etapa), Alex de Moises e Wendel da Autoescola(entrou na linha no intervalo do jogo)

(Cap. Melgaço): Goleiro Paulo Gois (Goleiro Wilson entrou no intervalo), Silvio Reis(Correia do HSBC entrou aos 40’ da 1ª etapa), Galletti da Rio de Engenho, Luís Mario Garotinho e Waldemar da Codeba(Eduardo Japonês entrou no intervalo); Melgaço, Vado do Bradesco, Eliandro Picolé, Carlão do Taxi, Alan Firula e Zé Eduardo.

COMENTÁRIOS

No Campo Grimaldo os comentaristas ressaltaram a supremacia do quadro do Cap. Luís Eduardo do princípio ao fim do jogo sobre o do Cap. Caio da AMO. Com um time encaixadinho, os ‘onze’ vitoriosos deitaram e rolaram em campo, não goleando o derrotado em razão dos gols perdidos pelos seus atacantes, especialmente pelo ‘centroavante caído pelas beiradas’, Crispa da Galera do Fla.

No Campo Martial, segundo as afirmações deles, o ‘baba’ esteve bem equilibrado. As equipes saíram pro intervalo empatadas de 1 a 1. Aos 15’ da 2ª etapa a do Cap.

Melgaço fez 2 a 1 no placar. Daí em diante a comandada pelo Cap. Alex de Moises imprimiu um ritmo forte com ataques perigosos –chegou a perder um pênalti aos 30’–, e num desses alcançou o empate pelo próprio capitão ao desviar de cabeça um cruzamento em diagonal no finalzinho (aos 44’) do baba.

NOTAS

O presidente Djalma Peludo anunciou em rápida reunião com os associados antes do início dos ‘babas’, que as camisas da festa avepiana de confraternização de fim de ano estão prestes a serem confeccionadas, mas que se faz necessário os sócios fazerem o pedido com o (ou os) respectivo número. O ‘centroavante caído pelas beiradas’, Crispa da Galera do Fla, pediu a palavra e anunciou que conhece um empreendedor que realiza as confecções por um custo menor. A proposta ficou para ser analisada pela diretoria. Ademais anunciou que a Cesta da Fraternidade será doada ao Abrigo São Vicente na próxima rodada e pediu o ato fraterno dos associados com a doação de alimentos ou mesmo roupas, se possível.

Anotaram os resenhistas que o volante Caio da AMO que tem um bom tempo que não comparece aos ‘babas’ da associação, voltou precisando, no que tange à questão de capitão nas chamadas dos times, entrar no ritmo, pois achou até de inventar, ao escalar um veterano de retaguarda e ‘além da conta’, para atuar de centroavante.

Também registraram que o beque-de-espera II (O ‘I’ é Galletti da Rio de Engenho), Paulo Gois do Bradesco, desta feita deixou de ir para –como diz o ex zagueiro direito defensivo e ‘atacativo’ de Camamu, Everaldo Cabeça de Flande– uma tal de AVO, e compareceu ao ‘baba’ da entidade avepiana. Não sendo escalado para capitão de time e como houve ausência de alguns associados goleiros na rodada, prestou bom serviço à associação atuado nesta posição na 1ª etapa dos babas. No intervalo, preocupado com seu time, saiu à cata de um conhecedor da ‘área dos três paus’ na praia do Cristo. Sorte que encontrou um, contrato-o de imediato para a Associação, e que foi de contribuição importante para seu time não levar cacete. Isso sem dizer que depois de ceder a vaga de goleiro, o cara foi tirar uma de técnico da equipe, dando esporro até no seu capitão Melgaço. Os resenhistas foram unanimes em afirmar que desta vez o beque-de-espera II, Paulo Gois do Bradesco, mostrou serviço como vice-presidente da entidade avepiana.

CAMPEÃO DO MUNDO ALDAIR NA AFC

O campeão mundial de futebol Aldair Nascimento dos Santos, ou simplesmente ALDAIR, participou 18 de agosto pela manhã, de um ‘baba’ no campo soçaite da Associação dos Funcionários da Ceplac –AFC de Ilhéus.

Aldair que havia chegado de viagem dois dias antes e ávido para ‘bater uma bola’, não hesitou em aceitar o convite do diretor de esporte da entidade ceplaquena, José Reinaldo (popularmente conhecido como Xuxa). O ‘GIGANTE ALDAIR’ –como se referia a ele Galvão Bueno (da Globo) na Copa do Mundo dos Estados Unidos–, ganhou o ‘baba’, gostou e na próxima oportunidade, aceitará de bom grado o convite, como declarou. O ilheense do Banco da Vitória possui várias conquistas no futebol, dentro –especialmente com o Flamengo carioca– e fora do Brasil como por exemplo a de ser medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta(1996), os títulos com o Roma (entre 1990 e 2003), clube italiano onde fez muito sucesso, e claro, o de sagrar-se campeão do mundo, pela Seleção Brasileira de Futebol em 1994 nos EUA.

Depois que parou com o futebol das quatro linhas, entrou pro futevôlei obtendo outras conquistas em várias competições, inclusive atuando pelo rubro-negro da Gávea. Atualmente Aldair é diretor de futebol do Roma.

Após o ‘baba’, quando lhe fora perguntado sobre o seu Memorial no Banco da Vitória, respondeu que estava meio arrefecido. Neste momento surgiram algumas conjecturas entre os presentes como a do porquê o referido memorial não se configurava como um ponto turístico de Ilhéus. Um dos, chegou a idealiza-lo com parceria com o poder público municipal e entre as propagandas sugeridas para atrair o turista, a de outdoors à beira da rodovia Jorge Amado nas imediações do referido distrito com o slogan: AQUI MEMORIAL DO CAMPEÃO DO MUNDO ALDAIR.

Outro chegou a afirmar que nem todo ilheense sabe que existe o memorial, justamente pela falta de propaganda e do interesse público municipal.

Que seria um atrativo a mais para o turista, isso não resta a menor dúvida.

Observação: o ‘baba’ é jogado tradicionalmente todo sábado pela manhã com a participação de associados da referida entidade e convidados.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos das “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.