Bastante impressionantes certas delações premiadas e a postura da nossa população, sobretudo desconhecendo os modelos dessas artimanhas de muitos indivíduos para não irem residir nas celas dos presídios, locais escolhidos por eles mesmos. São tantos golpes premeditados contra a Nação Brasileira que não dá para entender quanta morosidade a nossa população enfrenta buscando as urgentes reações e legais da Justiça. Os brasileiros não encontram as cabíveis soluções para corrigirem as insuperáveis anarquias que mexem profundamente com os seus legítimos direitos de cidadão. São tantos os desmandos que surgem diariamente e dessa forma vem provocando a falta de confiança nos julgamentos dos poderes judiciais, tornando a nossa sociedade realmente promovida a ré.

Estamos perdendo a oportunidade de sair às ruas a fim de dar um basta em tantos golpes generalizados e neles estão os políticos mais famosos em denegrir a imagem do nosso País. Quando imaginamos as loucuras do Mensalão, do Petrolão, do Caixa 2 com as famigeradas empreiteiras que assaltaram o nosso país, das bilionárias campanhas políticas, da pedalada fiscal e vindo depois as inescrupulosas queixas de golpes contra a pobre democracia brasileira, tudo isso por conta de tantas reclamações em favor da moralidade. Não se pode esconder que são fúnebres manobras contra nossos direitos, e pagamos afinal tantos impostos que viram propinas para enriquecimentos ilícitos de criminosos burlando as leis do Brasil. São verificadas muitas notícias, alertando a opinião pública sobre as enfermidades do corpo político numa demonstração da urgente necessidade de mudanças das pessoas que dirigem o nosso país. São desconhecidas coisas visando melhorar aquilo que a razão diz que deve ser evidenciado sempre no respeito a todas as pessoas espalhadas em nossa nação.

Atualmente em todas as eleições em que os eleitores precisam analisar as escolhas dos seus representantes políticos, não se encontra projetos visando organização social e política num regime ético e sério. Estamos verificando mudanças escandalosas em todas as camadas sociais e não encontramos mais escolhas positivas em correntes políticas de direita e esquerda, que possam criar a transformação de nosso país o qual vive em rumo direcionado com imponderáveis atitudes desleais em todas as camadas sociais e normas políticas sempre envergonhando a todos nós. Escândalos: Mensalão, Petrobras, BNDES, JBS e outros, numa grande proporção de atos criminosos contra a economia brasileira, tendo como maior inimigo do Brasil a corrupção monstruosa, prejudicando os brasileiros, destruindo a situação financeira e acelerando demissões de trabalhadores com desemprego em massa.

As maiorias dos observadores estão dizendo em todo o Brasil e alertando para a velha história: “Impunidade é a eterna palavra que parece caracterizar a política brasileira”. Com as condições econômicas e financeiras se deteriorando no país, a imagem do Brasil está muito mal. Existem muitos investidores que estão retraídos em relação ao Brasil devido a fatores como falta de crescimento, inflação crescente, o terrível sistema tributário, falta de pessoal treinado, leis trabalhistas ruins, não cumprimentos dessas leis, etc. O escândalo vai apenas aumentar o ceticismo entre os investidores no curto prazo. Podemos dizer que é muito difícil estimar o impacto e a duração dessas crises criadas pela ganância do poder no livre arbítrio da irresponsabilidade governamental. Até porque não sabemos se estão no começo ou no meio. Sabemos com certeza que não está no fim.

Analisando bem e para desconforto da população brasileira, a Petrobras entrou em crise num momento em que o país permanece em crises éticas, morais, sociais e econômicas. Essa coincidência é muito perversa para a civilização brasileira. A maioria das empreiteiras que prestam supostos serviços no Brasil detonou parte da nossa economia. A crise nas principais empreiteiras nacionais não deve acabar tão rápida, e seus responsáveis não sabem onde colocar tanto dinheiro ou mesmo contabilizá-lo honestamente. Virou uma doença grave que vem contaminando o nosso país cheio de políticos infectados com os vírus da roubalheira e do enriquecimento ilícito na conturbada política de troca

de favores eleitoreiros. Esse é, provavelmente, o maior e mais petulante escândalo na história do país, com todo respeito, assistido por uma justiça morosa e indecisa em seu requinte de punição.

Torna-se bastante difícil enumerar quais os políticos são causadores dessa doença que contaminou o Brasil. São muitos trapaceando todos juntos, e a justiça pensativa nas condenações e não se sabe onde está ou mesmo se devolverão todo o dinheiro subtraído do erário público. Corrupção no SUS, nos hospitais públicos e alguns privados, os desvios de fundos e a saúde pública nos Estados e Municípios. Em tudo existe a falta de ética e honestidade e não estão oferecendo condições no momento para se acreditar num país bom para o futuro promissor e feliz. Ainda, como contrapeso a reforma de uma previdência que divide muito as opiniões públicas acerca da sua qualidade de poder financeiro ou se está falida como o governo afirma, e muitos brasileiros não acreditam na sua manutenção plena em benefícios dos trabalhadores. Nada poderá mudar no Brasil sem a revolta popular ordeira e organizada banindo ações de tantas facções criminosas que vivem brigando pelo poder. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus–Bahia