A Igreja Católica em Ilhéus vai realizar no dia 25 de novembro o Congresso Diocesano do Laicato da diocese de Ilhéus. O evento encerrar as atividades do Ano Nacional do Laicato com início previsto para às 8 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Av. Soares Lopes, Cidade Nova.
O Ano do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrado desde a solenidade de Cristo Rei de 2017, encerrar-se na mesma solenidade, em 2018. A diocese de Ilhéus vai realizar no dia 25 de novembro o Congresso Diocesano do Laicato. O evento encerra as atividades do Ano Nacional do Laicato e tem início previsto para às 8 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Av. Soares Lopes, Cidade Nova.
Na festa de Cristo Rei a Igreja Católica, no Brasil, também comemora o dia nacional dos Cristãos leigos e leigas. O tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt5, 13- 14), será debatido na palestra de abertura. Além da formação, a abordagem Motivacional “Fé e Superação”, vai anteceder o Padre Francisco Bianchin (Padre Xico) aprofundando “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt5,13-16).
Entre as palestras serão realizadas apresentações artísticas e show com “As Marias”, antecedendo a missa de encerramento, presidida pela Bispo Dom Mauro Montagnoli, prevista para 15 horas, no Centro de Convenções.
O tema do Ano Nacional do Laicato, deriva do Documento 105 da CNBB, intitulado Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. O subtítulo desse documento, “Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)”, tornou-se lema deste
Ano.
O objetivo geral do Ano Nacional do Laicato demonstra seu propósito: “Como Igreja, povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.


Texto: Jonildo Glória
Blog do Jonildo Glória