WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom ponte ilheus embasa secom bahia


novembro 2018
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








DECOLORES: 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇONICA ELIAS OCKE

Com as presenças dos ilustres irmãos da Loja Maçônica Elias Ocke, bem como com os obreiros das Lojas Maçônicas Coirmãs de Ilhéus (Regeneração Sul Bahiana, Sabedoria, Equilíbrio e Poder e Vigilância e Resistencia) , Itabuna: 28 de Julho e Areópago Itabunense, Itacaré: Ecologia Itacaraense, Uruçuca: Filha da Regeneração. Além das Presenças das autoridades politicas, jurídicas, civis, militares e eclesial. A Diretoria da Loja Maçônica Elias Ocke, comemorou seu jubileu de ouro de fundação (50 anos), com grande numero de convidados, cunhadas e sobrinhos. Na oportunidade o Venerável Mestre Aurelito Lorens prestou diversas homenagens aos irmãos e autoridades presentes que vem contribuindo com soerguimento maçônico na região Costa do Cacau a exemplo de: Elias Ocke (In Memoriam) representado por sua filha Marita Freitas Ocke, Waltercio Ronaldo de Oliveira(Desembargador), Dr. Helvécio Giudice Argôllo (Juiz de Direito), Luiz Moreira Castro, José Donato da Mota, Francisco Eduardo e Antônio Cordeiro Cavalcanti (Loja Maçônica Elias Ocke), Mirian Caldas, Juciene Neris Menezes e Risolina Lorens (Diretoras da Ala Feminina Cruzeiro do Sul da Loja Maçônica Elias Ocke), José Gabriel de Santana Filho, Geraldo Araújo Franco, José Rebouças Souza, Antônio Costa Cruz e Raimundo Garcia Oliveira (Loja 28 de Julho), Gustavo Pereira Boniares e Geraldo Sampaio (Loja Vigilância e Resistencia), José Pedro de Oliveira Filho (Loja Ecologia Itacareense), Antônio Chagori Ocke, José Teixeira, Gilberto Soares Santos e Antônio Carlos Sales Rabat (Loja Regeneração Sul Bahiana) e Luiz Roberto Albuquerque R. Maia (Loja Equilíbrio, Sabedoria e Poder).

História:

Tudo começou aos vinte e oito dias do mês de novembro de 1968, no Templo da ARLS Regeneração Sul Bahiana, reunidos os Irmãos Fernando Carvalho Albuquerque, José Ribeiro Morais, Newton Rodrigues, Gutemberg Pires Maciel, Jonas Francisco do Nascimento, Elisiario Francisco Ramos Rodrigues, Carlos Amaro das Neves, Dalmiro Lima Freitas, Aldir Pinto da Silva, Acioly Cruz Moreira, João José Gonçalves, José Teixeira, Gilberto Coutinho, José Mendonça, Umberto Nonato Marques ,José Olavo Nascimento Filho, Liberalino Barbosa Santos, Elias Ocké, Elio Melo, Aloisio Reis, Jair Cortês, Andrade, Jarbas dos Santos Silva, Waldomiro da Costa, Antônio Olímpio da Silva, Josué Caffé, Divaldo Tolentino, Francolino Neto e Watson Negreiros, foram iniciados os primeiros entendimentos para a formação da nova Loja Maçônica do Rito Brasileiro, subordinada ao Grande Oriente do Brasil e jurisdicionada ao Grande Oriente Estadual da Bahia – GOEB.

Inicialmente os trabalhos foram Presididos pelo Irmão Fernando Carvalho Albuquerque, solicitando aos Irmãos Newton Rodrigues, Aloisio Reis, Elias Ocke e Francolino Neto para servirem como secretário, 1º e 2º Vigilantes e Orador.

O assunto em pauta teve como finalidade a criação da Loja do Rito Brasileiro. O Presidente concedeu a palavra para a escolha da denominação da referida Loja, que teve várias sugestões quanto ao nome a ser dado: Loja Tiradentes, Loja José Bonifácio , Loja Ordem e Progresso, Loja Soares Lopes e Loja José Joaquim Gonçalves Ledo, sendo o ultimo nome aprovado pela maioria, sugerido pelo saudoso Irmão Gilberto Coutinho.

Na sessão seguinte dia 05.12.1968 a pauta principal foi a instalação da Diretoria da Loja Joaquim Gonçalves Ledo, conforme convocação. Após a apuração dos votos o resultado foi o seguinte: Para Venerável: Durval Cardoso e Silva; 1º Vigilante Renato Neves Leite; 2º Vigilante Elias Ocke; 1º Tesoureiro Watson Negreiros de Souza.

Foi feita uma saudação ao Venerável eleito e demais componentes da Diretoria, com beleza, sabedoria e eloquência.

Em 29.05.1969 o Grande Oriente Estadual da Bahia, envia o Ato numero 132/1969 , autorizando o funcionamento provisório dessa Oficina, até que lhe seja concedida a Carta Constitutiva do Grande Oriente do Brasil, que foi enviada posteriormente.

Tempos depois a Loja Maçônica Gonçalves Ledo sob a liderança do saudoso Elias Ocke, veio funcionar precariamente na Pça. JJ Seabra no salão do Clube dos Comerciários, até a construção definitiva do seu templo.

O saudoso Elias Ocke foi considerado o maior líder maçônico de todos tempos, até hoje incomparável, sempre ético, confiável, sensato, cheio de energia, humilde, ansioso por aprender e se destacou pela competência em tratar com pessoas e com coisas.

Através da sua liderança e capacidade fazia com que todos obreiros desta Loja seguissem na mesma direção, estimulados por um objetivo comum a todos.

Nesse aspecto é que os membros desta Loja faziam: remar na mesma direção, estimulados pelo grande Mestre.

Em homenagem a esse Venerável Mestre Maçom, por unanimidade dos obreiros desta Oficina votaram em favor pela mudança do nome da Loja Maçônica Gonçalves Ledo para Loja Maçônica Elias Ocke. E no dia 25 de março de 1996 ,foi expedido pelo Grande Oriente do Brasil o ATO 050 com o seguinte teor: Altera Titulo da Loja que menciona: “Francisco Murilo Pinto, Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, no exercício de suas atribuições legais e de acordo com o que consta do processo numero 0189/96, Resolve: Artigo Único. Alterar para Augusta e Respeitável Loja Simbólica Elias Ocke n. 1841, o titulo da Loja Simbólica Gonçalves Ledo n. 1841, ao Or.´. Ilhéus, Estado

da Bahia, do Rito Brasileiro, devendo ser expedida sua nova Carta Constitutiva. Dado e traçado no Gabinete do Grão Mestrado Geral, no Poder Central em Brasília, Distrito Federal, aos vinte e cinco dias do mês de março do ano de mil novecentos e noventa e seis da E.´. V.´. Assinado: O Grão Mestre Geral Francisco Murilo Pinto, o Gr.´. Secr.´. Geral de Administração (Interino) Jaffé Torres, o Gr.´. Secr.´. Geral da Guarda dos Selos Guilherme Fagundes de Oliveira”.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade é o lema maçônico , tem como objetivo em um Brasil em uma constante luta firme, serena e fraterna.

E esse foi o lema de Elias Ocke mesmo sendo estrangeiro e Brasileiro de coração, foi um verdadeiro baluarte em prol do crescimento e expansão do Rito Brasileiro.

Devo afirmar que nosso trabalho é muito bonito, pois trabalhamos pelo soerguimento da humanidade, pelo fortalecimento das famílias e pelo futuro dos jovens deste País.

Luiz Castro

Grau 33 – Secretário

1 resposta para “DECOLORES: 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇONICA ELIAS OCKE”

  • EVERALDO says:

    Parabéns à Loja Maçonica Elias Ocké bem como a todos os homenageados naquela festividade.
    Parabéns Irmão Luiz Castro e demais Irmãos, também, homenageados!
    TFA.”.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia