No período de 03 a 12 do corrente dezembro, a Comunidade do Alto Boa Vista, estará promovendo os festejos em Louvor a Padroeira, no sentido de agradecer a Deus pelos seus 15 anos de Instituição Canônica em nossa Diocese, e evidentemente conta com toda comunidade do Alto Pacheco bem como com as presenças de toda comunidade Católica de Ilhéus.

O tema central do novenário é dedicado ao Leigo “Cristão Leigos e Leigas, Sujeitos na “Igreja Saída”, a Serviço do Reino. Sal da Terra e Luz do Mundo. (Mt 5,13-14

Como é do conhecimento da comunidade Católica, neste ano, nossa Diocese em Comunhão com toda a Igreja no Brasil, comemora o Ano Nacional do Laicato.

A Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe tem como Pároco o querido Padre João Boaventura Oiticica, que possui um vasto currículo na área Sacerdotal, onde já esteve em várias Paroquias da Diocese de Ilhéus a exemplo de: Itororó, Ibirapitanga, Ipiaú, Coaracy e em Ilhéus nas Paroquias: Distritos dO Couto e Santo Antônio, São Jorge/Catedral (Centro), N.S.Aparecida (Malhado/Barra) e atualmente N.S.Fatima (Cidade Nova) e N.S.Guadalupe (Alto Pacheco).

Vale salientar que o Padre João Oiticica, há vários anos é Diretor Espiritual do Movimento de Cursilho, e já participou de inúmeros Cursilhos-3-dias, pregando com muita eloquência o Evangelho de Jesus Cristo, considerado um dos maiores Orador Sacro da Bahia.

Padre João Oiticica também é fundador do Encontro de Casais com Cristo na Diocese de Ilhéus, sendo Diretor Espiritual do G-5 nas Paróquias em que trabalhou.

Além de outros Movimentos da Igreja Católica: Apostolado do Coração de Jesus, Filhas de Maria, Congregação Mariana e Curso de Igreja, Padre João Oiticica nunca se negou em estar presente levando sua palavra de amor e dedicação a todos aqueles que são sedentos da Palavra de Deus.

Conheço o Padre João Oiticica desde 1974, quando fiz meu primeiro Cursilho e na época ele estava sendo transferido para Ilhéus, e imediatamente na qualidade de participante da Diretoria do MCC, o convidei para ingressar no Movimento de Cursilho, estando até hoje com força e vigor, apesar do seu estado de saúde, vem superando todos obstáculos com fé e perseverança em N.S. Jesus Cristo.

A Diocese de Ilhéus deveria homenagear ainda em vida esse grande Sacerdote que serve de exemplo a seus colegas recém-ordenados, que ainda falta muita experiência, dedicação, amor e carinho aos seus Paroquianos.

O Movimento de Cursilho da Cristandade e o Encontro de Casais Com Cristo do mesmo modo tem o dever de homenagear a esse querido amigo Sacerdote, que tanto demonstra um amor espiritual ao nosso Movimento.

Vale salientar em que todas as Paroquias em que o Padre João Oiticica prestou seus serviços, foi agraciado com o Titulo de Cidadão daquele Município, com honra e gloria, fato inusitado dentro do Clero.

Quero nesta oportunidade agradecer a Deus por nos ter agraciado com a amizade, carinho e dedicação desse abençoado Sacerdote, meu confessor, amigo e Diretor Espiritual.

Todos os dias elevo minhas preces a Deus em favor do meu amigo e Irmão Padre Oiticica, Valenciano de nascimento e Ilheense de coração.

Saudações Decolores,

Luiz Castro

Participante do Movimento de Cursilho de Cristandade