Estou fazendo uns trabalhos em Itabuna, e por esta razão tenho passado mais tempo nesta cidade que em Ilhéus. Mas com alguma frequência estou na antigamente chamada Princesinha do Sul, e através das redes sociais me mantenho informado sobre o que acontece na terra em que nascí, me criei, amo, e para onde breve pretendo voltar. Uma coisa que tem me chamado a atenção ultimamente é a quantidade de notícias, artigos, postagens no facebook e em blogs, assim como conversas nas esquinas de Ilhéus, nas quais o assunto principal é o nosso ex-prefeito Jabes Ribeiro.
Muitas acusações, muitas críticas, algumas diria que até pertinentes, muitas verdades, algumas mentiras. Mas o que podemos constatar é que Jabes é, como se diz, a “bola da vez”. Vejam que até de ser o responsável pela demissão em massa de servidores municipais feita recentemente pelo Prefeito Mario Alexandre, para cumprir determinação judicial, ele foi acusado.
Tenho uma teoria sobre a razão destes, até inesperados acontecimentos, e narro a seguir. Já começou a campanha para a sucessão municipal e isto é sabido por todos. E todos sabem também a importância que tem Jabes neste processo eleitoral, seja com candidatura própria ou mesmo apoiando terceiros.
Então o que me ocorre é que andaram fazendo alguma pesquisa por aí e constaram que Jabes, diretamente ou mesmo indiretamente tem e terá enorme importância nas próximas eleições municipais.
Então seus adversários políticos, quase que de forma cooperada, passaram a fazer uma cruzada para tentar de todas as formas atingi-lo, diminuindo assim a sua importância nas próximas eleições municipais. Pois é meus amigos, o experiente político Jabes Ribeiro está vivíssimo inclusive politicamente e ainda assusta e enseja cuidados especiais por parte dos seus adversários. Vida politica longa a ele é o que desejamos.
CARLOS MASCARENHAS