“Big Brother” em Ilhéus vai monitorar prédios e vias públicas || Foto Clodoaldo Ribeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus inaugurou, nesta terça (12), a nova Central de Monitoramento Eletrônico. A unidade, instalada na base da divisão, na Rua 14 de Agosto, busca integrar o trabalho com as polícias Militar e Civil, além de outras entidades que compõem o Gabinete de Gestão.

O comandante da Guarda, Leonardo Bandeira, ressalta que o sistema de videomonitoramento reduz os índices de criminalidade. “Filmar os prédios públicos e logradouros o tempo todo oferece mais segurança aos moradores e ao patrimônio público, permitindo reconhecer e punir os infratores. A divisão, que conta com uma equipe formada por analista de sistemas, cientista em computação, eletrotécnico e técnico em informática, vai prestar diversos serviços de segurança e prevenção, pelo telefone 153, em horário administrativo”, disse.

Ainda de acordo com o comandante, a Central fará o monitoramento de 26 câmeras de média resolução em prédios, ruas e locais públicos, além de 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas municipais. “A Central é o cumprimento da promessa feita pelo prefeito Mário Alexandre, que vem priorizando a segurança e a qualidade de vida dos nossos agentes. Mais seis guardas civis serão capacitados nos cursos de Sistema de Circuito Fechado e Operações em Rádio”, completa Bandeira.

DO PIMENTA