A nossa população precisa de muita atenção acerca do futuro político da sua majestosa cidade. Os escritórios dos políticos, os mesmos, aqui enraizados estão em fase de arrumação. Afinal está se aproximando os conchavos da escolha da classe política e os eleitores precisam ter cuidados com os engodos, demagogias, e se ligar nas ações da turma dos catadores de votos cheios de sorrisos e falsas promessas. Nada mais importante do que olhar nos olhos desses caras a fim de verificar as suas articulações para a conquista do poder da cidade de Ilhéus. Muitos ilheenses marcam decepções e vivem a pensar que o IPTU continua estacionado ai para ser cobrado novamente com os ditames votados numa madrugada, e todos sabem o grande articulador dessa farra, e muitas pessoas afirmavam ser o cinquentinha, é de matar qualquer cristão. Assim, já estão por aí se arrumando novamente, indivíduos supostamente com a cara de bons administradores e outros 19 pressupostos candidatos a vereadores, visando tomar conta da afortunada terra de São Jorge, e dizem os mais revoltados, Ilhéus se tornou uma pobre e desamparada viúva sem pai, sem mãe e sem filhos.

As campanhas para as novas eleições já estão em curso, porém, notamos que são poucas as realizações sérias para oferecer aos munícipes de forma imediata a impressão de que surgiram mudanças a fim de resolver tantos problemas administrativos que a classe política brasileira instalou no Brasil. O poder de gestão governamental em alguns setores da nossa nação sofreu uma desarrumação, deixando todos revoltados. Ficou insuportável a tremenda fase desconfortável que passa o nosso país, dessa forma a paz não poderá ser uma bandeira branca. Temos que exterminar a falta honestidade, viver com a alma limpa das pessoas que organizam o desenvolvimento da nossa Terra. Vivemos sempre em busca da serenidade e da fraternidade, contudo, poucos sabem o que significa no Brasil o respeito pela sua soberania.

A ideia da criação de uma sala médica para atender feirantes na Central de Abastecimento do Malhado foi coisa do passado e fora esquecido em outras administrações, nesse local cabe um Posto Médico. O que nos faz refletir é a situação da falta de higiene que há muito tempo a nossa população vem assistindo nas instalações dessa central. A falta de segurança de forma geral, notadamente, ligada aos assaltos relâmpagos contra os feirantes, costumeiramente praticados por vândalos ligados ao crime de furto dos pertences alheios. A ausência de fiscalização persistente nas qualidades dos produtos, muitas vezes deteriorados, ali colocados à disposição de venda aos consumidores. E sobtetudo, as condições sanitárias para atender com respeito e higiene a nossa população. Aliás, em nossa cidade é muito difícil a localização de sanitários públicos higienizados que venham atender, principalmente aos turistas que nos visitam. Esses seriam inicialmente os carentes projetos para a revitalização do local onde são adquiridos produtos alimentícios para as necessidades básicas dos ilheenses.

Na organização do nosso País, todos são chamados a colaborar, quer diretamente, quando ocupamos um cargo, seja qual for, na administração pública, quer na condição de mais um dos que, pelo pagamento de impostos e taxas, contribuem, igualmente, para o desenvolvimento e prosperidade da Nação Brasileira. Gerenciar projetos requer conhecimentos administrativos, pois precisamos lidar com pessoas o tempo todo, coordenando suas ações para que os objetivos sejam alcançados. E quais seriam esses objetivos? Cumprir os prazos de entrega, manter o orçamento disponível e realizar as ações com qualidade. Por lidarmos com pessoas e administrarmos valores, a ciência envolvida é administrativa.

No Brasil é fácil observar que as administrações públicas não demonstram transparência que imponha a confiança imperativa para sua população. Existe um desconhecimento de projetos para seguir modelos visando com seriedade metas governamentais. Então vale refletir com questionamentos aos políticos, representantes do povo, mais especificamente, o que é um projeto? É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo,

destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. No entanto, a criação de um projeto é temporária no sentido de que tem um inicio e fim determinados no tempo, e, por isso, com objetivo estabelecido e com recursos definidos. Então, trata-se de realizações sérias e com a envergadura de trazer benefícios firmes e duráveis, ausentes de desvios de verbas e superfaturamentos reconhecidos por propinas. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia