Nos dias 25 e 26 de abril, Ilhéus sedia a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano discute o tema “Democracia e Saúde”. Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com o suporte da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a conferência vai reunir centenas de pessoas de todo o município, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no município.

Até o dia da Conferências Central, entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços do setor, sociedade civil organizada e usuários ganham legitimidade para ocupar esses espaços com a participação nas pré-Conferências, que acontecerão em vários bairros do município, inclusive nas localidades rurais. Este será um esforço para fazer valer a democracia popular e a gestão participativa do SUS.

As deliberações discutidas na conferência são resultantes dos debates ocorridos nos bairros, através das pré-conferências. É esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. Serão debatidos ainda nos em eixos temáticos, Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento.

Considerado o maior evento de participação social no município, as conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil, como no caso da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, cujo relatório final serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da Constituição Federal de 1988, resultando na criação do SUS.

POR SECOM