WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2019
D S T Q Q S S
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  








LEMBRANÇAS DE UMA BRILHANTE PROFESSORA

Por Gustavo Kruschewsky

“Pensar que o homem nasceu sem uma história é absolutamente anormal, porque o homem nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas”.

CARL JUNG

Neste momento, acabei de receber um convite lembrando o CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DA Professora EDELVIRA SIQUEIRA PITA esposa de TIBÉRIO PITA. Tiveram apenas um filho, meu amigo e colega desde a infância, EDUARDO PITA.

A professora Edelvira Pita nasceu em Salvador em 19 de junho de 1919 e faleceu em 22 de fevereiro de 2005 aos 85 anos de idade. Portanto, em 19 de junho de 2019 próximo, comemora-se o CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO.

A sua vida foi pautada com muito brilhantismo, dedicação e trabalho, tanto no seio da sua família quanto nos inúmeros serviços que prestou na área particular e pública da cidade de Ilhéus. Ainda na tenra idade, A professora Edelvira Pita, começou a ministrar aulas na escola Comercial de Ilhéus-Bahia. Foi professora de várias gerações dando aulas a exemplos de matemática, latim, estatística e outras disciplinas.

No seu histórico na qualidade de professora exerceu várias funções em escolas do primeiro, segundo e terceiros graus, a exemplos da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Lembro-me do meu tempo de estudante da ESCOLA EDUARDO SIQUEIRA, quando fiz o meu curso do antigo primário. Nesta época pude observar quanto a Professora Edelvira Pita demonstrava para todos os alunos um carinho como se fosse uma segunda mãe para todos nós.

A Escola Eduardo Siqueira foi fundada por ela homenageando o seu pai. Na época dos desfiles de 07 de Setembro desfilávamos fazendo apresentação “de fatos importantes da história do Brasil”.

Em determinado momento da sua história em Ilhéus recebeu o título de cidadã Ilheense, em 19 de outubro de 1990, pelo reconhecimento do seu valor dos serviços prestados, mormente na área da Educação, para a comunidade.

A professora Edelvira concomitante à sua vida atribulada ainda figurou na primeira turma de formandos pela Faculdade de Direito de Ilhéus.

Com estas palavras, portanto, registro aqui a minha singela homenagem à professora Edelvira Siqueira Pita pelos CEM ANOS DE CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO, merecedora pelas suas brilhantes obras fincadas que fê-la uma pessoa “despretensiosa como consciente das suas limitações, e que pautou sua vida na compreensão e ensinamentos a quantos lhe procuraram”

1 resposta para “LEMBRANÇAS DE UMA BRILHANTE PROFESSORA”

  • Josemildo Linhares da Silva says:

    Professora 10;foi elogiada em Salvador quando comecei o Científico só com notas altas. Ouvi do professor: Professora Edelvira é conceituada!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia