Será realizado neste sábado, dia 27,  o Curso Avançado para a Campanha Nacional do Dia Mundial do Diabetes. O evento, que acontece  na Universidade Paulista-UNIP, em São Paulo,  terá como coordenadores o  Dr. Paulo Henrique de Ávila Morales e o  Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabetes de Itabuna, considerado o maior evento de prevenção e tratamento da doença no Brasil.

 A programação terá palestras sobre e a  importância de filiação à FENAD, com a Lilian Fanny de Castilho;Importância dos Mutirões para o Portador de Diabete, com o Dr. Paulo Henrique de Ávila Morales; Histórico do Mutirão do Diabetes de Itabuna, com Dr. Rafael Ernane de Almeida Andrade; e as experiência dos  Mutirões em Ribeiro Preto, Joinville e Blumenau, Presidente Prudente, Belém, Petrolina, Juiz de Fora, Goiânia e Curitiba.

O objetivo do curso promovido pela Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes,  Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e Federação Internacional do Diabetes, é a troca de experiências para uma atuação eficaz nas campanhas de prevenção de Diabetes. De acordo com o Dr. Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o modelo itabunense já foi implantado em cerca de 30 cidades brasileiras. “Estamos dando suporte para a germinação desta semente em várias partes do país, contribuindo para prevenir uma doença que pode oferecer graves danos à saúde se não for detectada a tratada a tempo”, diz.