1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) RELEMBRANDO OS CARNAVAIS DE ILHÉUS.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

Com muita emoção e alegria, JOSÉ LEITE começa a fazer essa Coluna, a oitava desse ano abençoado de 2020. Um ano que ficará marcado como um dos melhores que ele viveu durante toda a sua vida. Viver 60 anos numa cidade como ILHÉUS é muito privilégio. DEUS é grande e fez com que JOSÉ LEITE chegasse até aqui e assim, espera chegar vivo até o final desse ano, AMÉM!

2) RELEMBRANDO OS CARNAVAIS DE ILHÉUS.

ILHÉUS já teve BONS CARNAVAIS, era quando os Ilheenses esperavam o ano inteiro para brincar nos CLUBES, nas RUAS, sair nas ESCOLAS DE SAMBA e ir atrás do TRIO ELÉTRICO. A partir das 10 horas da manhã do sábado de Carnaval, as batucadas e os blocos começavam a aparecer nas ruas do comércio acompanhados das CARETAS que faziam a festa nas décadas de 1960, 1970 e 1980. HOJE SÓ RESTAM SAUDADES.

Na 1ª: Foto da última decoração do Carnaval de ILHÉUS no governo de HERVAL SOLEDADE (1966). Lembro-me como hoje, a AVENIDA SOARES LOPES foi decorada de ponta a ponta com os arranjos iluminados que ficaram muito bonito. O movimento de pessoas (foto) era grande na Avenida.

Na 2ª: Decoração na AVENIDA SOARES LOPES de um PALHAÇO GIGANTE no governo HERVAL SOLEDADE.

Na 1ª foto, dois foliões irreverentes dos Carnavais de ILHÉUS do passado: os saudosos amigos PENINHA e RAIMUNDO BONITINHO. (Foto: Carnaval/1967).

Na 2ª foto: Esse da foto acima, a cidade toda conhecia naquele tempo, o saudoso amigo GUERRINHA. Mas o sucesso maior de GUERRINHA era o seu bloco “NERO DEVASSO” que não deveria ter se acabado, em homenagem ao GRANDE GUERREIRO GUERRINHA.

1ª Foto: O CARNAVAL ANTECIPADO começa hoje (29-01-2016) e JOSÉ LEITE já está preparado ao lado da NEGA MALUCA que por dentro não tem nada de MALUCA.

2ª Foto: No CARNAVAL ANTECIPADO DE ILHÉUS realizado na semana passada, a companhia de JOSÉ LEITE foi a NEGA MALUCA, agora no CARNAVAL OFICIAL vai ser a NEGA MALUQUINHA. QUE BOM! (Foto: 01-02-2016).

O GRUPO RM (ROLA MURCHA) é quem antecipa o CARNAVAL DOS COROAS DA BAHIA. Acontece sempre no LARGO da BARRAKITICA a partir do meio dia. Na foto acima aparecem dois ex. ROLA MURCHA ao lado da RAINHA, os saudosos POPOFF e NILDO BATISTA. (Foto: fevereiro/2007).

1ª Foto: Desfile da ESCOLA DE SAMBA (VERMELHO E BRANCO) do OUTEIRO SÃO SEBASTIÃO na Avenida Soares Lopes. Na foto da esquerda para a direita: MUNDINHO PINTO, BEL ZAIDAN, NIZAN LIMA e o grande GUERRINHA. Vivo hoje só NIZAN LIMA. (Foto: década de 1970).

2ª Foto: Desfile da ESCOLA DE SAMBA (MAIOR SOU EU) na Avenida Soares Lopes. Na foto da esquerda para a direita: o saudoso Mestre AGOSTINHO (dono da Escola) e MANOEL “CORNETEIRO” COSTA. (Foto: 12-02-1964).

1ª Foto: “AS CIGANAS” no CLUBE DOS BANCÁRIOS, a maioria morava no Alto do Teresópolis. Da esquerda para a direita: SANDRA, JANETE, LESLEY, VERA LEITE (Irmã de JOSÉ LEITE), KÁTIA, ÂNGELA e SILVANA. (Foto: década de 1970).

2ª Foto: MASCARADOS NA AVENIDA. Na foto identifiquei só a sombra do fotógrafo. (Foto: década de 1970).

MASCARADO NO OBELISCO DA AVENIDA 2 DE JULHO. QUEM É ESSE CARA? ESSE CARA SOU EU. Na década de 1970 JOSÉ LEITE foi o primeiro a lançar as MÁSCARAS DE BORRACHA em ILHÉUS e ITABUNA. Obs: JOSÉ LEITE naquela época, brincava o carnaval de rua na Avenida Soares Lopes em ILHÉUS e na Avenida Cinquentenário em ITABUNA. Mascarado, chamava muita atenção.

(Foto: Carnaval de 1974).

Uma história que não me canso de contar. ADELSON, (dono do saudoso TRIO ELÉTRICO TAMOIO) num dia de CARNAVAL, o TRIO tocando na Avenida Soares Lopes começou a dar CURTO CIRCUITO saindo pequenas labaredas de fogo e algumas pessoas falaram: “ADELSON, O TRIO ESTÁ PEGANDO FOGO!” e ADELSON na boleia do TRIO agradecia pensando que eram elogios. HISTÓRIAS DO CARNAVAL DE ILHÉUS. Na foto, ADELSON na boleia do TRIO TAMOIO saudando as pessoas. (Foto: década de 1970).

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

Uma Reunião inesquecível aconteceu na última terça feira, (18-02-2020) na LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO SUL BAIANA. Foi a abertura dos trabalhos MAÇÔNICOS do ano de 2020, com a presença dos IRMÃOS DAS 6 LOJAS MAÇÔNICAS DE ILHÉUS e de outros irmãos de LOJAS DO INTERIOR. No próximo BAÚ falaremos com detalhes sobre o assunto.

1ª Foto: No último final de semana recebemos a visita do Casal de Amigos Cel. GERALDO DIAS DE ANDRADE e sua esposa, a Professora MARIA WILMA. No domingo, saboreamos uma deliciosa Moqueca na BARRACA DO VADINHO no CURURUPE.

2ª Foto: É sempre com muita alegria, que JOSÉ LEITE recebe a visita do amigo MALAGUTE, jogador de Futebol Profissional de um passado que já se foi. SAÚDE PARA NÓS DOIS, QUERIDO AMIGO! (Foto: 17-02-2020).

Um grande abraço e muita saúde para esse amigo que JOSÉ LEITE gosta muito.

MARCUS DIAS é o seu nome!

Meu querido amigo e saudoso LOURENCINHO (JOSÉ LOURENÇO DA FONSECA FILHO), se vivo estivesse, estaria comemorando seu aniversário nesse dia 20 de fevereiro (71 anos). A Farra seria boa, junto com os amigos no BAR DO ZEQUITO.

Foi com muita alegria que JOSÉ LEITE encontrou esses dois jovens queridos. Seus nomes: JOÃO e AMANDA, filhos da amiga SORAIA e do meu saudoso e inesquecível amigo GILSON SERAFIM DA SILVA. (Foto: 17-02-2020).

Mais uma obra que será Inaugurada em JUAZEIRO DO NORTE no próximo dia 28 de fevereiro. É a Prefeitura Municipal de JUAZEIRO DO NORTE e o Governo do Estado do CEARÁ trabalhando juntos.

E NO MAIS…

Muito bom o atendimento, na ÓTICA CRUZEIRO, a segunda Ótica mais antiga de ILHÉUS. VAI LÁ E CONFIRA!

PARA CONFERIR O BAÚ ANTERIOR, CLICK AQUI

Texto e fotos: José Leite de Souza

[email protected]

(73)3634-3134