A Prefeitura Municipal de Recife acaba de adquirir doze mil exemplares de “Lorotas, Caretas e Piruetas”, de Cyro de Mattos, livro de poesia infantil publicado pela Editora RHJ, de Belo Horizonte, com ilustrações de Luís Sartori do Vale, correspondendo ao valor de 120 mil reais. O livro foi selecionado e aprovado no Projeto – Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública da Prefeitura Recifense, entre dezenas de autores brasileiros do gênero. A Prefeitura de Recife destinará os exemplares à rede escolar pública e privada, bibliotecas e instituições culturais.

“ Lorotas, Caretas e Piruetas” recebeu o Prêmio Alice Maria da Silva, da União Brasileira de Escritores, RJ, em 2012. Reúne poemas em torno do mundo encantado e divertido do circo. Os personagens e cenas circenses compõem esta divertida coletânea de poesias. Os extraordinários versos com as peripécias dos palhaços brincam com o ritmo e os sons das

palavras, em poemas que garantem a leitura ainda em processo e alfabetização. Na Bienal Internacional do Livro de Minas, em 2012, escolas de Belo Horizonte fizeram teatrinho dos poemas enquanto o autor recitou vários deles, como o Palhaço Sansão, Palhaço Bom de Briga e o Palhaço Perguntador.

Ficcionista e poeta, Cyro de Mattos é membro das Academias de Letras da Bahia e de Ilhéus, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México.