O Brasil passa por inusitados preconceitos, e é visível um sentimento humano que tem seu lastro no egoísmo entre a sua população. Observamos que muitas pessoas estão emitindo um conceito de saírem dos seus problemas, baseado no que é melhor para si, traduzido em atos deploráveis. Devemos orar para que pessoas que estão vazias e egoístas encontrem o equilíbrio, e que tenha ainda nesta encarnação a chance de reparar o mal que vem causando aos irmãos brasileiros. Muito triste e decepcionante ver como as pessoas falam sem refletir, esquecem que suas palavras são como penas ao vento e depois de lançadas não tem volta. Assim, quando verificamos proprietários de supermercados e outras casas comerciais se aproveitando da crise de pandemia, aumentando os preços de produtos básicos de necessidades dos brasileiros, vão pagarem um preço muito alto pela lei de causa e efeito.

Estamos vivendo momentos em que as pessoas estão ansiosas pela paz dentro e fora das suas residências. São instantes em que a buscas de novas metas seriam as normas gerais para seguir adiante uma estrada de vida. Porém, o que verificamos são os esquisitos gestos de falta de compreensão em busca da solidariedade. Falta atualmente o que pouco existe entre os seres humanos: o respeito, a solidariedade, o olhar de sentimentos de observar que estamos numa mesma estrada cheia de espinhos, e não observada por pessoas que enxerguem com o coração a reciprocidade dos caminhos do amor.

Tem momentos na vida que são tantas as dificuldades de resolver as coisas e assim muitos homens acham o mundo parado e vazio de sentimentos voltados para um bem-estar que dê uma direção para o alcance da felicidade de forma humanitária! Aumenta em todos os dias a existência de muitas pessoas descontroladas, insatisfeitas e paradas diante da procura das fórmulas de dirimir os entraves para achar uma saída de tantas crises. O certo é que sempre têm pessoas que procuram encontrar uma saída a fim de justificar as suas falhas, contudo, são aparentes justificativas exteriorizadas por aspectos sistemáticos das modalidades criadas para a sua vida. Dessa forma encontramos gente que nega a presença de Deus, e o homem sem Deus nada representa na conquista do Universo, trata-se de um animal irracional.

Por outro lado, a existência da desunião é tudo isso que passamos despercebidos pelas ruas, ignorando a nós mesmos que somos pessoas e não coisas. Incrível, mas, existem seres humanos que se deixam trocar ou se trocam por moedas virtuais, esquecendo-se da sua imagem de potencialidade que lhe confere e faculta o direito de serem dignos da sua própria existência. Humanos são animais incomuns em todos os aspectos imagináveis, aqueles que mudaram a face do mundo ao nosso redor. Todas as pessoas são diferentes com pensamentos transformados e ninguém do mundo é igual.

No entanto, talvez pelo simples fato de que procuramos a solidariedade humana, a felicidade e encontramos apenas imagens, dê ensejo às desigualdades! Colocamos nossas tendências de boas qualidades e nunca atingimos uma paz absoluta. E a passagem dessa realidade é a morte daquilo que chamamos de vida, e do outro lado o tempo e o espaço natural das coisas. Por exemplo, o que somos e o que deveríamos ser? Porém, se quisermos eliminar este espaço de questionamento nas mentes humanas, simplesmente podemos afirmar que seríamos o que somos!

Nas passagens da vida paramos sempre diante das escolhas, às vezes gerando conflitos, as pessoas mal formadas mergulhando em abismos e as tremendas confusões de estado de espírito e o mundo se torna pequeno para a solução de milhares de problemas. E olhando bem, se não existe confusão não existe escolha. E geralmente para as pessoas simples a escolha entre fazer ou adquirir isto ou aquilo, o que é, tem de ser! Então, buscamos a cada dia que passa alcançar melhores momentos e de repente por nossa culpa somos tragados pela morte. E a vida é como um rio em dias normais, que surgem turvo e agitado nas tempestades. Por esta razão a parada impensada em nossas ações, facultada do nosso íntimo, coloca em muita gente uma amargura mais amarga dentro de si. É bom lembrar que

depois de cada noite surge sempre um lindo amanhecer. E a dor e a tristeza podem trazer uma renovação para uma enorme esperança para o encontro de uma nova felicidade.

O homem tem que dar uma parada e verificar seu estado impregnado de individualismo e radicalismo na sua maneira de ser só, procurando um isolamento para criar um mundo diferente, somente vivendo suas caminhadas no seu próprio destino. Assim, dentre as conquistas alcançadas por muitos homens nas estradas do seu imaginado universo, surgem até os gestos agressivos e as palavras ávidas quando estão defendo seus direitos e quando agredidos em sua honra. Muitas vezes falta um equilíbrio natural, aparecendo os momentos imagináveis criando uma roupagem de vida de forma inconscientemente estranha. Tudo isso acontece porque poucos gostam de ouvir, foge do diálogo, criando caminhos vagos para a formação da sua existência. É muito importante o homem entender que não está sozinho.

É significativo o ser humano forçar uma parada e saber fazer as suas interrogações sobre os atos e fatos ocorridos acerca das inúmeras fases da sua vida. Todavia, se fizermos uma observação nos limites das qualidades de algumas pessoas no planeta em que vivemos, vamos ficar decepcionados porque ainda existem homens, os autênticos defensores das discórdias. E nós sabemos que nos caminhos por onde passamos existe sempre uma luz formada de amor e solidariedade sem distinção, e o que precisamos é ficar atentos nesses momentos. Sabemos que nada se perde quando procuramos progredir, pois sempre existirá uma transformação aliviando as dificuldades dentro da esfera terrestre, dependendo apenas de nós essas ações dinâmicas e transformadoras.

O homem procura incessantemente trilhar novos horizontes, contudo, esquecendo que a amizade remendada é a mesma coisa que um café requentado. Todos nós temos os nossos anseios para alcançar novas emoções! Devemos crescer, entretanto, crescer unidos na humildade. Diante de tantas expectativas e acontecimentos que surgem na vida, os homens estão sendo atacados em todas as partes por onda passam, carregando uma preocupação natural e deixando à sua barba de molho, porque as manifestações alheias quando não observadas, transformam-se em desajustadas crises irrefletidas, práticas de maldades, deixando o nosso mundo marcado por tristes e estranhos acontecimentos.

Nas dificuldades que estamos passando, as opiniões públicas ficam a se indagar: é melhor ir à igreja orar, frequentar reuniões ou clubes, participar de associações técnicas ou científicas ou permanecer em casa na santa paz para a aquisição da harmonia interior? Como proceder para que os habitantes do universo humano se entendam e vivam em plenas igualdades de direitos e vivam em paz? Nos transtornos de imprevisíveis acontecimentos que passa o nosso mundo, nessa reflexão quem sabe se não vem à mente de muitas pessoas que tudo isso é fácil resolver! Entretanto, por que existem tantas controvérsias e debates que não nos levam a lugar nenhum, geralmente motivado por interpretações diferentes de matérias literária, científica e religiosa? Realmente o certo é que não podemos ser os melhores nem iguais, apenas diferentes. Que as diferenças não tragam descriminações ceifando vidas inocentes pela ignorância da sua existência e do seu desconhecimento das origens de si próprias, fundamentadas por um Ser Supremo!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia