1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) JOSÉ LEITE NA QUARENTENA.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

Com muita emoção e alegria, JOSÉ LEITE começa a fazer essa Coluna, a décima nona desse ano abençoado de 2020. Um ano que ficará marcado como um dos melhores que ele viveu durante toda a sua vida. Viver 60 anos numa cidade como ILHÉUS é muito privilégio. DEUS é grande e fez com que JOSÉ LEITE chegasse até aqui e assim, espera chegar vivo até o final desse ano, AMÉM!

O número “TRÊS’ está presente na história da Construção das duas PONTES de ILHÉUS para o vizinho bairro do PONTAL. Leia a notícia acima do DIÁRIO DA TARDE, edição de 10-11-1958, oito anos depois com 330 metros de extensão. Agora, sobre a NOVA PONTE a ser inaugurada, tem 533 metros de comprimento. Observe 2 “TRÊS” na primeira Ponte e 2 “TRÊS” na segunda. (Clique na foto para ampliar).

2) JOSÉ LEITE NA QUARENTENA.

JOSÉ LEITE não esperava que essa quarentena fosse demorar tanto e já está perto de completar dois meses. Preocupado com a situação dos seus amigos e companheiros Lojistas, diante dessa situação que todos estão passando com as lojas fechadas, foi preciso vestir a camisa com TARJA PRETA, demonstrando sua tristeza e pedindo ao nosso BOM DEUS, que tudo isso acabe.

Para passar o tempo, LER é muito bom!

Na foto acima, o primeiro livro, O QUINZE da escritora cearense RAQUEL DE QUEIROZ, referente a grande Seca que aconteceu em 1915. O segundo livro, CAMINHADA COM PADRE CÍCERO, registra importantes episódios históricos da TERRA DO PADRE CÍCERO. O escritor é o amigo Dr. GERALDO MENEZES BARBOSA, um dos grandes Escritores do CEARÁ.

(Clique na foto para ampliar).

Para lembrar mais dos seus DIREITOS e DEVERES, JOSÉ LEITE deu uma repassada na CONSTITUIÇÃO e recomenda para todos os brasileiros lerem. O segundo livro acima, deixou JOSÉ LEITE com a ALMA MAIS LEVE, porque ler POESIA, principalmente escrita pelo amigo ESMERALDO PEREIRA é muito bom! (Clique na foto para ampliar).

Alguns filmes que JOSÉ LEITE assistiu nessa quarentena.

O Primeiro: PALAVRAS AO VENTO, com LAUREN BACALL, uma das artistas mais lindas do Cinema Americano. O Segundo filme: O ESTRANHO, com dois “feras” de HOLLYWOOD. ORSON WELLES e EDWARD E. ROBINSON, só os Coroas conheceram. (Clique na foto para ampliar).

O Primeiro filme: OS DEZ MANDAMENTOS, esse filme está na HISTÓRIA DO CINEMA ILHEENSE porque foi com ele que o CINE SANTA CLARA foi inaugurado no ano de 1960. JOSÉ LEITE ESTAVA LÁ. O Segundo filme: TARZAN O HOMEM MACACO, você com a idade de 60 para 70 anos, quem não gostava? JOSÉ LEITE gostava principalmente quando TARZAN foi interpretado pelo artista JOHNNY WEISSMULLER.

(Clique na foto para ampliar).

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

FICAR EM CASA COMO? O POVO NA RUA E OS COMERCIANTES EM CASA, ATÉ QUANDO? Na foto clicada em 04-05-2020 (segunda feira) no CALÇADÃO DA RUA MARQUÊS DE PARANAGUÁ, fila tripla de quase 3 quarteirões para entrar na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

E falando em FILA, veja quem JOSÉ LEITE encontrou na fila para entrar num BANCO. Na primeira foto, com máscara e na segunda sem máscara, só para clicar a foto. QUEM CONHECEU? Trata-se do amigo de muitos anos, RAIMUNDO VELOSO. Foi Vereador, Presidente da Câmara e também Deputado Federal. Um dos Ilheenses que ajudou sua cidade a crescer. PARABÉNS E MUITA SAÚDE, RAIMUNDO VELOSO.

(Foto: 04-05-2020).

OS FILHOS DOS FILHOS DE FRANCISCO, TODOS LINDOS!

Trata-se dos netos de FRANCISCO LEITE BEZERRA (FRANÇA) primo de JOSÉ LEITE que aparecem na segunda foto.

UM PEDIDO A DEMUTRAM DE ILHÉUS.

Com a mudança de novas entradas e saídas para a NOVA PONTE, retiraram os CONES que impedem CARROS e MOTOS passarem na PISTA que os PEDESTRES fazem CAMINHADA e estão assustando, principalmente os IDOSOS no horário das 5h30min às 9h00min da manhã. Observe nas fotos acima.

E falando na NOVA PONTE ILHÉUS/PONTAL, começou a colocação das Placas Indicativas na NOVA PISTA. Nossa sugestão é que, também sejam colocadas SINALIZAÇÕES ELETRÔNICAS, principalmente perto das passagens para PEDESTRES. (Clique na foto para ampliar).

Um caso para ser cientificamente investigado. O PÉ DE CACAU que, a mais de 30 anos, está plantado no JARDIM DA RESIDÊNCIA de JOSÉ LEITE, está na Florença, e veja o que aconteceu: Nasceu e amadureceu apenas uma FRUTA no PÉ.

E NO MAIS…

Nesse Domingo (10-05-2020) a saudação de JOSÉ LEITE para todas as MAMÃES desse mundo de MEU DEUS.

Uma saudação Especial para minha querida e saudosa amiga DONA ELISA DE CARVALHO MÁRMORE. Como esquecer daquela senhora que cedeu uma das Portas do seu ARMARINHO na RUA RODOLFO VIEIRA para JOSÉ LEITE se estabelecer, vendendo suas JÓIAS e RELÓGIOS em cima de uma BANQUINHA em 1966 (64 anos atrás), e até hoje JOSÉ LEITE continua na mesma rua. Na foto: JOSÉ LEITE e DONA ELISINHA.

NUNCA EXISTIU UMA AVÓ COMO ESSA! Seu nome: MARIA LEITE, mas todos só conhecia como DONA DORINHA. JOSÉ LEITE ficou na sua Companhia dos 4 aos 8 anos, e seu primo FRNÇA LEITE ficou 21 anos também na sua companhia. O ditado é certo: Filho criado com VÓ são DENGOSOS. QUERIDA VOVÓ, UM DIA NOS ENCONTRAREMOS.

JOSEFA DO ESPÍRITO SANTO, mais conhecida por DONA PRETA, a querida MAMÃE de JOSÉ LEITE. Nesse dia, quando se comemora o DIA DAS MÃES, a saudação de um FILHO que JAMAIS TE ESQUECERÁ. FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODAS!

PARA CONFERIR O BAÚ ANTERIOR, CLICK AQUI

Texto e fotos: José Leite de Souza

[email protected]

(73) 3634-3134