WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
sesab bahia secom ponte ilheus secom bahia secom bahia


julho 2020
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) CONHEÇA A VIDA DO PADRE CÍCERO.

3) NOSSA HOMENAGEM AO AMIGO SALDANHA.

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

Com muita emoção e alegria, JOSÉ LEITE começa a fazer essa Coluna, a trigésima primeira desse ano abençoado de 2020. Um ano que ficará marcado como um dos melhores que ele viveu durante toda a sua vida. Viver 60 anos numa cidade como ILHÉUS é muito privilégio. DEUS é grande e fez com que JOSÉ LEITE chegasse até aqui e assim, espera chegar vivo até o final desse ano, AMÉM!

Na edição do JORNAL DIÁRIO DA TARDE com data de 26 de abril de 1935, foram publicadas duas notícias de destaques, na época. A primeira sobre os dias e horários de voos dos Hidro Aviões saindo da BAHIA DO PONTAL. Uma comparação com os voos de hoje, há 85 anos atrás, ILHÉUS estava mais bem servida. ACREDITE SE QUISER! Na segunda foto, destaque as Formaturas de Bacharelandos de 1935, tendo como Orador da Turma, o Ilheense DEMÓSTHENES BERBERT DE CASTRO, o popular “DEMOSTINHO”.

(Clique na foto para ampliar).

2) CONHEÇA A VIDA DO PADRE CÍCERO.

Apresentamos, para aqueles que tem interesse de saber a história do PADRE CÍCERO, O SANTO DE JUAZEIRO DO NORTE, 10 Livros que contam tudo sobre o Patriarca. O difícil é encontrar uma Livraria que venda todos. Na cidade de JUAZEIRO DO NORTE, você poderá encontrar alguns. Não deixe de observar os nomes dos Escritores. Atualmente, existem mais de 500 livros publicados sobre o PADRE CÍCERO.

(Clique na foto para ampliar).

(Clique na foto para ampliar).

(Clique na foto para ampliar).

(Clique na foto para ampliar).

(Clique na foto para ampliar).

3) NOSSA HOMENAGEM AO AMIGO SALDANHA.

Faleceu no último dia 25 (sábado), o Radialista ELIVAL VIEIRA, mais conhecido por “SALDANHA”. A amizade de JOSÉ LEITE com SALDANHA, começou no início da década de 1970. Naquela época, os programas nas Rádios eram o maior sucesso e existia um Trio famoso entre os RADIALISTAS: QUINTO DE SOUZA, SALDANHA e J. RAIMUNDO.

Homenagem do CDL DE ILHÉUS aos Radialistas aconteceu na década de 1980. O primeiro da esquerda para direita, é SALDANHA, o último do lado direito é JOSÉ LEITE. O Presidente do CDL DE ILHÉUS, MOISÉS BOHANA é o barbudo.

Ilheenses em visita a JUAZEIRO DO NORTE da esquerda para direita, o Deputado Estadual (BAHIA), ROSEMBERG PINTO, SALDANHA, o Bispo da Diocese de ILHÉUS, DOM MAURO MONTAGNOLI e o Prefeito de ILHÉUS, na época, NILTON LIMA. (Foto: 23-07-2011.

O Primo de JOSÉ LEITE, FRANÇA e SALDANHA.

(Foto clicada em ILHÉUS no ano de 2014).

Ilheenses na PRAÇA PADRE CÍCERO em JUAZEIRO DO NORTE. O terceiro da esquerda para direita é SALDANHA ao lado de JOSÉ LEITE.

(Foto: 22-07-2011).

SALDANHA num Restaurante em JUAZEIRO DO NORTE.

DESCANSE EM PAZ, MEU AMIGO!

(Foto: 21-07-2011).

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

Dois eventos históricos aconteceram nessa última semana que está passando precisamente no dia 28 de julho.

A cidade de ITABUNA comemorou 110 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. Aconteceu no dia 28 de julho de 1910, quando deixou de ser DISTRITO DE ILHÉUS com o nome de TABOCAS.

No dia 28 de julho de 1938, o famoso Cangaceiro VIRGULINO FERREIRA, conhecido por LAMPEÃO, foi morto pela VOLANTE DA POLÍCIA ALAGOANA NA GRUTA DE ANGICOS no estado de SERGIPE. Morreram LAMPEÃO, MARIA BONITA e mais nove Cangaceiros.

Linda foto colorizada onde se vê LAMPEÃO dando a mão para BENJAMIM ABRAÃO, o Turco que conseguiu (na década de 1930) fotografar e filmar LAMPEÃO e seus Cangaceiros. Na foto, também aparecem MARIA BONITA e vários Cangaceiros.

E NO MAIS…

Uma das notícias mais tristes acontecidas nesse ano de 2020, foi o falecimento do Ilheense NÉO BASTOS na madrugada da última quinta feira (30-07-2020).. Há muito tempo, uma morte foi tão sentida na cidade de ILHÉUS. Na foto clicada por JOSÉ LEITE, NÉO BASTOS no CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS em Fevereiro de 2017. DESCANCE EM PAZ, AMIGO!

PARA CONFERIR O BAÚ ANTERIOR, CLIQUE AQUI

Texto e fotos: José Leite de Souza

[email protected]

(73) 3634-3134.

1 resposta para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Francisco Neri Filho says:

    Embora vivendo todos esses anos em Ilhéus (BA), José Leite nunca esqueceu seu torrão natal, Juazeiro do Norte (CE), terra de Padre Cícero, de quem é um grande devoto. Mas também não foi ingrato com a terra em que se radicou e onde desenvolveu o seu talento de notável empreendedor. Por ser dotado de qualidades excepcionais, como simpatia, permanente bom-humor e natural poder de comunicação, integrou-se admiravelmente à sociedade ilheuense e, assim, soube fazer grandes amizades naquelas plagas baianas. Por outro lado, não deixa de visitar Juazeiro até mais de uma vez por ano, conservar as velhas amizades e fazer muitas outras ao longo do tempo. Foi assim que ele dividiu o coração com Ilhéus e Juazeiro tornando-se um cidadão exemplar numa e noutra cidade nordestina. Por tal motivo, parabenizo esse ser humano admirável de quem tenho a honra de ser amigo e conterrâneo, conterrâneo e amigo!…

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia