NOTÍCIAS DA AVEP

(O RETORNO)

A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, retornou suas atividades no sábado passado dia 6 de setembro depois –em razão da pandemia causada pela Covid 19– de quase seis meses de inatividade (ou melhor, sem realizar o ‘Reencontro de Amigos’, como se referia a esses ‘babas’ Jackson Lima, o fundador desta já tradicional associação praiana de futebol), jogos esses realizados pela manhã aos domingos de maré-baixa na praia da Avenida Soares Lopes.

Foi, como se vê, na véspera do 7 de Setembro, data que em todo o Brasil se comemora o histórico ‘laços fora’, pedaço da bradada ordem do príncipe regente em 1822 e que simbolizou o desgarro do país do Pau Brasil da declarada união com Portugal e Algarves, embora tal separação só viesse a ser concretizada em 2 de Julho do ano seguinte (1823), com a imposta vitória dos baianos à resistência portuguesa. E por falar dessa festejada condição, lá se vão 198 anos, porém outras liberdades, como a de se libertar do terrível desequilíbrio social e econômico entre os brasileiros, ainda estão por conquistadas.

A volta, no entanto, não objetivou ‘bater’ –como a gente costuma dizer aqui na Bahia– o organizado ‘baba’ praiano, mas o de exercer outra finalidade intrínseca à associação: a filantrópica. Desse modo, a seguir o apelo da diretoria –à frente seu presidente Djalma Peludo–, a maioria dos associados compareceu com alimentos que foram doados a famílias carentes da comunidade ilheense.

O evento se deu, como de praxe em tempos normais, na Avenida Soares Lopes (ao lado do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e dos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis – AIBT) na armada sede itinerante da Associação e que, como também de costume, acompanhado de um lauto café-da-manhã, não faltando, inclusive, alimentos para os de regime, como o famoso ‘café ralo’ em um grande bule e ‘pão integral’ à farta, a exemplo de adotantes como, respectivamente o beque-de-espera II Paulo Gois do Bradesco e o beque-de-vigor Alvinho Malta). Sim, e como não poderia deixar de ser os cuidados referentes à pandemia como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento entre outras obrigatoriedades impostas aos doadores estiveram presentes.

Como o dia 6 amanheceu chuvoso, a diretoria a princípio ficara receosa quanto ao comparecimento dos associados, entretanto com a melhora do tempo o êxito na doação de alimentos no fim foi tão surpreendente que o presidente Djalma Peludo, entusiasmadíssimo, decidiu outra convocação para o dia 20.09.2020.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.