ELEIÇÕES 2020 – A pandemia do coronavírus ainda não passou, mas já começa a dividir a atenção com outro assunto que todos os brasileiros precisam estar atentos, a eleição municipal. Inclusive para discutir as políticas de saúde. Os eleitores de todos os municípios do país terão que eleger este ano, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

E para abrir o tema eleição nesta segunda temporada, o “Em Quarentena” explicou neste episódio qual a função de um vereador e falou também porque esse representante pode ser importante para as periferias.

Desta maneira, nosso objetivo querer te ajudar a escolher certo e não cair em furadas. O primeiro ponto é que tem candidato a vereador que promete de tudo: campo de futebol, escola e até vaga em creche. Mas na real não se compromete em cumprir sua função.

Pra começar, se um vereador te prometer vaga em hospital, em creche ou qualquer outro favor pra ganhar voto já saiba que ele está errado. Se na campanha disser que fez uma obra, construiu uma praça ou um viaduto também já fique com o pé atrás, porque nada disso é função dele.

O vereador tem como papel fazer leis e fiscalizar o poder executivo, ou seja, as ações do prefeito. Também que é dever do vereador ou vereadora ficar de olho, por exemplo, nas obras que estão em andamento e, caso veja algo errado, questionar a prefeitura sobre isso.

Então pensa que aquela obra parada há mil anos no seu bairro: será que seu candidato da última eleição está fiscalizando direitinho? Será que ele conhece mesmo a região e seus problemas?.

Os vereadores são responsáveis por votar onde o dinheiro dos impostos será usado.

Essa é outra função importante que pode impactar diretamente nos nossos bairros, já que, em algumas cidades, é neste momento que o vereador pode encaminhar uma emenda para alguma ação específica.

As emendas são pedidos de envio de dinheiro para resolver determinado problema, como asfaltar uma rua ou a compra de uma ambulância que está faltando ali no hospital. Embora seja a prefeitura quem executa, o vereador pode fazer o pedido.

O problema é que de vez em quando rola um mau uso desse dinheiro, já que tem muito vereador por aí que aproveita para fazer assistencialismo com a grana.

Colaboração de Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa