SECOM

A Prefeitura de Ilhéus ampliou a capacidade de testagem para detecção do novo coronavírus (Covid-19) com o objetivo de controlar a transmissão da doença. Nesta sexta-feira (27) a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou testagem em massa no modelo drive-thru, na Avenida Canavieiras. A população em geral contou com a oferta do exame RT-PCR, por meio do swab, realizado a partir de amostras de material viral do nariz.

Segundo informa a Sesau, no período compreendido entre 18 de outubro e 24 de novembro foram testadas 3.676 pessoas. A testagem ampliada com swab incluiu ainda servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) lotados em Ilhéus; grupo de comerciantes e funcionários do comércio do Centro; estudantes e professores universitários e funcionários públicos do Município e do Hospital Vida Memorial.

De acordo com Geraldo Magela, titular da Sesau, ao menor sintoma da doença, as pessoas devem se dirigir ao Centro de Atendimento Covid-19, que funciona 24 horas no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes. O secretário informa que a testagem foi intensificada antes, durante e após as eleições municipais.

“Ilhéus mantém o índice de contaminação de 0,18% ao dia. Porém, a cidade recebe um fluxo maior de pessoas durante o verão e tememos que os casos aumentem. O objetivo da secretaria de Saúde, determinado pelo prefeito Mário Alexandre, é reforçar a testagem e a conscientização para que possamos oferecer um turismo seguro. A melhor forma de controlar a pandemia é testando e fazendo a população entender que precisa colaborar no combate à doença”.

Cenário epidemiológico – A Sesau esclarece que a taxa de contaminação continua estabilizada em Ilhéus. Os números apresentados representam uma queda de 2% em relação a novos casos e diminuição de 44% no número de óbitos, com registro de cinco mortes. Os dados foram comparados ao mesmo período de outubro, compreendido entre o 1º e 25º dia do mês. A taxa média de ocupação de leitos de UTI é 76%, o que representa 38 leitos ocupados do total de 50 leitos de UTI disponíveis.