BENEFICIOS DA CAMINHADA E EXERCICIOS FISICOS – Depois que optei praticar exercícios físicos , passei a ter conhecimentos à respeito dos benefícios da caminhada. Durante a semana faço minha tradicional caminhada matinal pela Avenida Soares Lopes, onde temos o privilegio de contemplar sua beleza natural e respirar aquele ar salitroso, acompanhado da orquestra sinfônica de várias espécies de pássaros que ali gorjeiam (sabiá, canário terra, quero-quero, periquitos, pardais, assanhaço e anu), além de encantar-se com a beleza do oceano atlântico, entre outras belezas naturais.

Para que a caminhada fique mais interessante, bom mesmo é ter um companheiro(a) amigo(a) para bater um papinho durante o trajeto a ser percorrido, pois senão torna-se monótono. Assim sendo temos inumeros amigos que religiosamente estão na pista e cada um tem seu horário predileto. Como cada pessoa tem seu assunto preferido, o papo fica eclético. Fazer caminhada ou exercicios físicos diariamente não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. “Para um individuo que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana”, afirma o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Assim, além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência, pois melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, mantêm o peso em equilíbrio, emagrece, controla a vontade de comer e protege contra derrames, infartos e diabetes.

A vida é dura pra quem é mole!

Vamos fazer caminhada e exercícios físicos diariamente com motivação!

Colaboração de Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa