WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia embasa





Maio 2021
D S T Q Q S S
« abr    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








No LEIAMAIS.BA / POSTAGEM FIXA

MARMITA MENSAL EM ILHÉUS,FAÇA SEU ORÇAMENTO- 988135460 (ZAP)

DECOLORES

NÃO SE DEIXE SOTERRAR

Não se deixe soterrar: Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.

Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.

Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.

No entanto, na medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela.

Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que , finalmente, conseguiu sair…”.

Muitas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade.

Afinal, se permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções:

Ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo; – Ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre. É Potencialize-se

Fique firme e não esmoreça! Você sabe do que é capaz e até do que não é capaz!

E sempre que se pegar queixando do mundo, das coisas, da situação, das pessoas, dê um tempo! Volte-se para dentro! E pare de se culpar também!

Mexa-se e faça algo por você em primeiro lugar e depois para o mundo! Que tal se levantar da sua cadeira do comodismo e do seu conforto?

Pare de ficar esperando que as coisas aconteçam por si só! E chega de se sentir impotente pensando que você não pode fazer nada para se ajudar. Você pode sim e deve começar a agir já!

Expanda-se! Amplie-se! Potencialize-se! Olhe o mundo com outros olhos, sempre cheios de amor, de compaixão, de alegria! Todos merecem uma chance. Todos. Principalmente você!

Faça como aquele homem que não esperou envelhecer para ser mais tolerante, mais aberto, mais amoroso! Veja os dois lados da questão! Sempre! E elimine suas amarras! Saia do atoleiro nem que tenha que se esforçar ainda mais! Dê um “chega pra lá” em toda crítica, em toda negatividade dos seus pensamentos.

Faça a sua parte e assim você estará ajudando a si mesmo e ao Universo que precisa muito de você. E isso é muito bom! Ainda mais quando você se descobre como gente e descobre que é o que pensa que é! Pense na saúde, na alegria, na prosperidade, no amor, na felicidade…. Seja cada vez mais otimista, tá? E sorridente!

E lembre-se que você nunca está sozinho, viu? Faça o que precisa ser feito! E bem feito! Siga mais a sua intuição! Fique mais próximo de Deus!

Luiz Castro Bacharel Administração de Empresa

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL.

1) 61 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) TRÊS MULHERES IMPORTANTES NA VIDA DE JOSÉ LEITE.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Hospitalizado e sem previsão de alta, bebê ferido em ataque a creche de SC tem cartaz de incentivo: ‘Você é um guerreiro

POR G1

Menino de 1 ano e 8 meses foi levado em estado grave ao hospital após o atentado em Saudades, que deixou 5 mortos. Segundo o pai, ele segue no Hospital da Criança de Chapecó.

Internado no Hospital da Criança de Chapecó (SC) e sem previsão de alta, o bebê de 1 ano e 8 meses se recupera dos ferimentos provocados durante o ataque a creche em Saudades, apresentou melhoras e tem quadro de saúde estável.

Segundo Diego Hübler, que é o pai do Henryque, foi tirado o dreno do pulmão nesta sexta-feira (7). Na foto compartilhada pelo pai com o menino se recuperando, tem um cartaz fixado na parede próximo ao leito da enfermaria que diz: “Você é um guerreiro”.

“Primeiramente, [queria] agradecer a todas as pessoas que estão orando pelo Henryque e pelos pais e familiares que perderam seus filhos […] obrigado a todos”, afirmou Hübler.
O único sobrevivente vive uma verdadeira batalha desde o atentado, que deixou cinco pessoas mortas na terça-feira (4).

Com ferimentos provocados por golpes de facão na bochecha, lábios, barriga e uma perfuração em um dos pulmões, ele foi levado no carro por um aposentado e uma professora, que são vizinhos da creche.

“O médico falou que, se nós tivéssemos esperado dez minutos até que os bombeiros chegassem, a criança não iria se salvar”, contou o aposentado Ailton Biazebeti.
O menino chegou em estado grave no hospital de Pinhalzinho e depois foi encaminhado para Chapecó, cidade vizinha, onde segue hospitalizado.

Henryque já passou por uma cirurgia e chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Ele está no quarto e agora é o processo de recuperação, vai levar alguns dias. Mas, assim, graças a Deus, está correndo tudo bem. Temos que agradecer a todo o pessoal que está orando, que continue orando. Também peço que continuem e orem pelas famílias que perderam seus filhos”, disse o pai do bebê após a alta da UTI na quinta-feira (6).

O autor do atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela, de 18 anos, também está internado no Hospital Regional do Oeste. De acordo com a unidade de saúde, no boletim médico divulgado nesta noite, ele passou por uma cirurgia e recebeu alta da UTI. O estado de saúde é considerado estável e foi retirada a sedação por completo.

Após o ataque, o homem desferiu golpes contra o próprio corpo e foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital em Pinhalzinho e, depois, ele foi transferido para a cidade vizinha.

A Polícia Civil aguarda a recuperação do jovem fazer o interrogatório com o objetivo de descobrir a motivação do crime.

A prefeitura de Saudades se reuniu na quinta-feira (6) com autoridades para discutir ações de segurança e apoio psicológico para a população da cidade. Segundo a administração, houve a reivindicação de um maior efetivo da Polícia Militar para atender o município. Também foi definido que as as aulas no município ficam suspensas até o dia 14 de maio. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (7).

Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.
O homem foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida.
O Poder Judiciário de Santa Catarina converteu em preventiva a prisão em flagrante do autor.
A polícia está analisando computadores encontrados na casa de autor, ouviu testemunhas e quer interrogar o jovem que invadiu a creche com facão

Entrega do IME e autorização de escola em tempo integral marcam visita do governador Rui Costa

Acompanhado do prefeito Mário Alexandre, Rui Costa assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar na zona norte da cidade.

 Publicado em 07/05/2021 11:53 – Atualizado em 07/05/2021 12:13

Durante visita realizada na quinta-feira (6), o governador Rui Costa anunciou novas obras para Ilhéus. Acompanhado do prefeito Mário Alexandre, Rui assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar em regime de tempo integral no terreno do antigo Centro Social Urbano (CSU), localizado na Barra de Itaípe, zona norte da cidade.

Na ocasião, o governador também visitou o Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. “O prefeito está de parabéns, a reforma ficou belíssima. A recuperação desse patrimônio histórico irá servir mais e mais para a educação”, ressaltou o dirigente estadual.

O estabelecimento educacional foi entregue pelo Município, após passar por requalificação física, elétrica e hidráulica para prestar melhor atendimento à comunidade escolar. “Uma cidade que não tem uma educação de qualidade é uma cidade que não vai prosperar. Então, junto ao governador e toda equipe estamos buscando melhorias para a educação de jovens e crianças, oferecendo um espaço digno aos nossos alunos, professores e servidores”, declarou Mário Alexandre.

O projeto do colégio estadual no CSU prevê a construção de 25 salas de aulas; um auditório para 175 lugares, com camarins e área técnica; biblioteca; secretaria; diretoria; coordenação pedagógica, sala de professores e de multimídia; laboratórios de línguas e de informática; dois laboratórios de ciências, sala multifuncional; sala de dança e vivências corporais; copa e sanitários. A obra tem investimentos na ordem de R$ 18 milhões.

Junto ao ente estadual será avaliado o estudo para viabilizar a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma escola infantil, ampliando o leque de melhorias para a comunidade da zona norte.

por Raiane Amorim, Secom

DO REVERTÉRIO AO “REVORTEIO”:

A RETOMANDO DA CACAUICULTURA RONDONIENSE.

Luiz Ferreira da Silva, 84

Ex-Diretor da CEPLAC/Amazônia, 1982-1985.

luizferreira1937@gmail.com

(Grupo de pequenos agricultores, característica da cacauicultura rondoniense, visitando uma área clonal, sob a orientação do técnico Francisco/CEPLAC).

O cacaueiro foi introduzido na Bahia em 1746, com sementes trazidas do Pará pelo colono francês Frederico Warneaux. plantadas por Antônio Dias Ribeiro na Fazenda Cubículo, Canavieiras, BA.

Em 1971, com sementes híbridas trazidas da Bahia, um outro Frederico, mas de sangue tropical – Frederico Monteiro Álvares-Afonso, iniciou o retorno do cacau, plantando-as no Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto, do Incra, no hoje Município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia.

A agricultura do cacau no berço de origem tem as mais notáveis qualidades ecológicas e humanas. Nenhuma agricultura praticada ao longo das estradas e dos travessões, seja no Pará ou em Rondônia, é tão amazônica, tão ambientalista, tão propiciadora de trabalho e agregação familiar. A árvore do cacau protege o solo evitando a erosão; recupera a fertilidade natural das áreas degradadas, reintegra a fauna ao seu meio natural e proporciona numerosos empregos, além de oferecer a implantação de pequenas agroindústrias.

Foi com essa visão que a CEPLAC, norteado pelo Frederico, implantou um polo cacaueiro, impulsionado pelo PROCACAU (Plano nacional de expansão da cacauicultura), a partir de 1976.

O programa foi exitoso, graças às mãos dadas INCRA-CEPLAC, e o objetivo de fixar o pequeno parceleiro à terra, considerando o valor específico do cacau, capaz de prover a família com 10 hectares de plantio, com a força do trabalho do casal e um filho adulto.

E dessa forma o polo se expandiu ao longo da rodovia BR-364 (Cuiabá/Porto Velho), destacando-se os municípios de Ariquemis, Jarú, Ouro Preto, Jiparaná, Cacoal, Machadino, dentre outros, obedecendo, sobretudo, requerimentos edáficos (qualidade dos solos).

Desgraçadamente, com o desmonte da CEPLAC, a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores decaiu. E dessa forma o nível de investimento na condução de suas lavouras reduziu-se drasticamente. Diminuiu a produtividade dos cacauais, aumentaram os ataques das pragas e a incidência da vassoura-de-bruxa. As lavouras passaram a um estado de semiabandono, ocorrendo até mesmo a erradicação de algumas áreas de cacau.

No entanto é chegada a hora de um “revorteio”, depois desse revertério, implantando-se um novo programa de revitalização, independente ou não da CEPLAC que, até então, não tem demonstrado capacidade em atender aos requerimentos das regiões cacaueiras, haja vista o seu esfacelamento e consequente debacle da lavoura do cacau sul baiana.

Urge, pois, o momento de se esboçar um “PROCACAU-2/RO”, visando a recuperação da sua cacauicultura, partindo de baixo para cima, a começar pelos 10 maiores municípios plantadores de cacau, com o compartilhamento dos prefeitos, formando um “pool” de pressão estadual, com a possibilidade, inclusive de angariar recursos internacionais, evocando a importância do cultivo no contexto agroecológico da Amazônia.

Seria estabelecida uma meta decenal de se plantar 50 mil hectares, para a qual o Estado de Rondônia, assim como procedeu o Estado da Bahia, implantaria uma base de produção de mudas seminais e/ou outros materiais clonais; não mais os campos de produção de sementes híbridas de tempos idos. Esta “biofábrica” também produziria, em outra etapa, matérias florestais de interesse ao sistema cacau e outras finalidades conservacionistas.

Como não mais se pode contar com Frederico Afonso, deixo em aberto quem seria o novo timoneiro? (Maceió, AL, 01-05-2 021)

SENAI Bahia abre inscrições com mais de 500 bolsas de estudo para cursos técnicos em todo o estado

O SENAI Bahia abriu inscrições do processo seletivo 2021.2, para os cursos técnicos em todo o estado. São oferecidas mais de 4.600 vagas para cursos presenciais e semipresenciais em 11 municípios baianos, uma oportunidade para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho. Do total de vagas oferecidas, 502 são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, conforme regulamento próprio.

São oferecidas 377 bolsas de estudo para os cursos presenciais e outras 125 para os cursos semipresenciais. As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 e que declararem baixa renda. Estes candidatos têm até 20 de junho para efetuar a inscrição através do site www.tecnicosenai.com.br.

Já os candidatos pagantes podem realizar a matrícula até o dia 04 de julho. As matrículas são on-line pelo site www.tecnicosenai.com.br. Os candidatos que fizerem a matrícula até 04 de julho, terão 60% de desconto na primeira mensalidade (matrícula), além de 30% de desconto em todas as mensalidades pagas até o dia 5 de cada mês, até o final do curso.

O candidato ao curso técnico pago também tem a possibilidade de solicitar o crédito estudantil, com ou sem fiador. Com essa oportunidade, o aluno pode optar por pagar 50% da mensalidade durante o curso e o restante depois de formado.

Há vagas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (unidades: CIMATEC e Dendezeiros), Serrinha, e Vitória da Conquista.

Para esse semestre o SENAI Bahia está lançando o curso novo de Multimídia. A lista completa de cursos oferecidos, vagas disponíveis, valores das mensalidades para cada município e descontos, dentre outras informações, estão disponíveis no site www.tecnicosenai.com.br.

Aulas remotas

Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas dos cursos presenciais e atividades práticas dos cursos semipresenciais estão sendo realizadas de forma remota, ao vivo pela internet, na plataforma educacional Meu SENAI.

Gerência de Comunicação Institucional

NOTÍCIAS DA AVEP

EQUIPE DO CAP. ELDON DO OFERTÃO GANHA NA 3ª RODADA

A 3ª rodada da Temporada 2021 realizada pela Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP–, entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, aconteceu domingo (25/4) pela manhã em jogo que a equipe do Capitão Eldon do Ofertão venceu a do Capitão Valdimiro Eutimio pelo placar de 5 a 4. Para a vencedora o próprio capitão Eldon do Ofertão marcou 2 gols, seguido por Badunga, Bira da Polícia e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky; os gols da perdedora, 2 saíram também do próprio Capitão Valdimiro Eutimio e mais Eldon do Ofertão (contra) e Junior Murta. O juiz da ‘baba’, Wilson Salviano, membro –e presidente– da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus –AAFCI–, se comportou, segundo os analistas que ficaram de olho no apito, como juiz nos 90’ da contenda, ou seja, atuando de maneira imparcial. Atletas que levaram Cartão Amarelo: Pedro Chama Gol, Valdimiro Eutimio, Bira da Polícia, Lugimar Neófito 1, Badunga e Luís Humberto. A coordenação da rodada ficou a cargo do beque-auxiliar Heckel Januário, atuando como Diretor de Baba do Dia.

Equipes conforme súmulas:

(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Marcelo da Receita (depois Goleiro Vando), Sizinio do Remo (depois Pedro Chama Gol), Galletti da Rio de Engenho, Gilson do Taxi e Bira da Polícia; Adauto Negocinho, Luciano Santana e Badunga; Artur Alicate, Eldon do Ofertão(depois Pardal) e Garrancho 100 Anos de Praia (depois Isaque Neófito 2; depois Sena)

(Cap. Valdomiro Eutimio): Goleiro Jamilton(depois Goleiro Rosivaldo), Waldemar da Codeba (depois Lugimar Neófito 1), Djalma Peludo, Junior Murta e Gutemberg Trator; Passos de Uruçuca (depois Claudio Assis), Nilton do BB e Luís Humberto; Valdimiro Eutimio, Marconi e Renatinho dos Leais

COMENTÁRIOS

As constantes investidas –na 1ª etapa– da linha atacante da equipe do Cap. Eldon do Ofertão ao setor defensivo da adversária, comanda pelo Cap. Valdimirio Eutimio, tanto assim que saíra para o intervalo com vantagem no placar (2 a 1), dava impressão que venceria com certa facilidade, entretanto no segundo tempo, esta equipe equilibrou o jogo e, mesmo sofrendo gols, mostrou poder de reação e no fim dos 90’ quase empata a baba. Estes foram os comentários dos diletos e imparciais analistas-de-babas, elegendo ainda na conclusão que –pelo desempenho em campo, pelos gols marcados e pela vontade de ganhar– os atacantes (e capitães) Eldon do Ofertão e Valdimiro Eutimio como os destaques da rodada.

NOTAS

Um lance chamou a atenção dos analistas: o gol não feito pelo volante Adauto Negocinho e que a torcida achou como perdido. Entretanto, eles, os analistas, entenderam que, apesar de Negocinho estar cara a cara com o goleiro, o gol não foi perdido porque no momento do chute o goleiro Rosivaldo saíra da meta, fechou os ângulos e fez uma defesa arrojada. Aos reclamos da galera e de alguns companheiros de equipe, o volante Adauto Negocinho, não se conteve e retado com a injustiça, mandou todos ‘tomar onde as patas tomam’.

Também acharam que a vontade de ganhar do atacante Eldon do Ofertão era tamanha que ao chegar ao setor defensivo para ajudar a tirar uma bola da área, chegou conta tanta fúria que acertou um balaço contra sua própria meta, não dando nenhuma condição de defesa ao goleiro Marcelo da Receita.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.

”Duplicação da rodovia Jorge Amado será um divisor de águas para o desenvolvimento das cidades” afirmou o prefeito Mário Alexandre.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que recebeu o governador Rui Costa ontem em Ilhéus numa agenda propositiva de desenvolvimento para o Sul da Bahia, destacou que a duplicação da rodovia Jorge Amado que liga Ilhéus à Itabuna, com recursos próprios do Governo do Estado, será um divisor de águas para o desenvolvimento e maior ligação entre as cidades coirmãs.

O secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, já havia mencionado que o governador iria trazer uma surpresa positiva para Ilhéus e Itabuna, consolidada no anúncio da duplicação. O projeto custará aos cofres públicos do estado cerca de 150 milhões de reais . Uma nova licitação será realizada para a obra pública. De acordo com o governador, o trecho federal compreendido até o Banco da Vitória, passará a ser uma rodovia estadual, e as desapropriações serão iniciadas a partir deste mês de maio.

 

por Anna Karenina de O. Vieira, Secom

Região Sul terá atividades exclusivas durante a Semana do MEI

Região Sul terá atividades exclusivas durante a Semana do MEI

Evento começa na próxima segunda-feira (10) e vai apresentar tendências e oportunidades para pequenos negócios

O Sebrae preparou uma semana inteira com oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre os dias 10 e 14 de maio, a Semana do MEI oferece uma programação totalmente online e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes, entre especialistas da entidade e convidados. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadomei.com.br .

Foi preparada uma programação exclusiva para os empreendedores da região Sul da Bahia que pode ser consultada logo abaixo.

O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.

Ao longo da semana, os inscritos na Semana do MEI terão a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento para encontrar inspiração para empreender, conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar para começar da forma adequada e cuidar das finanças, além de interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais na internet. A programação nacional tem a colaboração de unidades regionais do Sebrae, sempre com atividades práticas no período da manhã e lives inspiradoras e com dicas durante a tarde.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforça a oportunidade para os mais de 630 mil microempreendedores individuais do estado atualizarem seus conhecimentos e aprimorarem a gestão. “A Semana do MEI já é um evento consolidado no calendário do empreendedor brasileiro. Mais uma vez, por conta da pandemia, vamos realizar os encontros de forma online, mas mantendo a essência das edições anteriores, que é proporcionar conhecimento e levar orientações para os nossos microempreendedores individuais”, destaca.

Região sul da Bahia

A programação da região Sul contará com a inauguração da Sala do Empreendedor da cidade de Barro Preto, no próximo dia 10/05, às 10h, na Praça Antônio Osório Menezes Batista, s/n, Centro, aberto ao público. A Sala do Empreendedor de Barro Preto chega para reforçar o atendimento na região Sul que já dispõe de Salas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itajuípe, Itaju do Colônia, Camacan, Ibicaraí e Uruçuca.

A Sala do Empreendedor de Uruçuca estará realizando capacitações gratuitas para ensinar “Como Usar as Mídias Sociais no seu Negócio”. No dia 11/05, a atividade acontecerá em Uruçuca, na sede do Sindicato Rural, às 18h. Já no dia 12/05, acontece em Serra Grande, na Casa Azul, às 15h. Para inscrições e informações, os empreendedores podem procurar a Agente de Desenvolvimento Ina Macedo, através do telefone e WhatsApp (73) 99914-4869.

Além da programação de formação, a Semana do MEI servirá também de alerta sobre o prazo para efetuar a Declaração Anual e diminuição da inadimplência do MEI na região Sul do Estado. Dados do Observatório Sebrae Bahia indicam um crescimento de 17,2% no número de microempreendedores individuais no Sul da Bahia no período de março de 2020 a março de 2021. Hoje, existem 37.289 MEIs registrados na região.

Itabuna é o município da região Sul com o maior número de MEI com 13.094, seguido por Ilhéus (10.203), Canavieiras (1.523), Itacaré (1.455) e Uruçuca (1.187). Um outro aspecto que chama a atenção em relação ao MEI é o índice de inadimplência que, atualmente, está em 48,34% em Itabuna e 49,88% em Ilhéus. O Sebrae orienta que o MEI aproveite a aproximação do prazo para da Declaração Anual (31/05) para buscar uma alternativa de parcelamento da dívida.

Programação nacional

Os eventos serão realizados sempre entre 10h e 12h50 e 14h e 18h30. Confira o resumo da programação:

10/05
Oficinas de inteligência emocional e palestras motivacionais

11/05
Oficinas de comportamento empreendedor e palestras de como transformar crise em oportunidade

12/05
Oficinas de planejamento e palestras de como começar a empreender

13/05
Oficinas de finanças e oficinas de marketing

14/05
Palestras de serviços financeiros para o MEI e acesso a mercados

Saiba mais detalhes em www.semanadomei.com.br.

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
(71) 3320-4557 /4558
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia
http://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Tônus divino da maternidade

Paiva Netto 

Inicio estas linhas pedindo a Maria Santíssima, a Excelsa Mãe de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, que leve aos corações humanos o sublime conforto do seu Espírito materno. É o acolhimento universal que faz brilhar o elevado conceito de família que nos deve reger. E que ampare os povos da Terra, guiando-os na direção da Paz.

Seja no Dia das Mães, seja no Dia da Mulher, ou em qualquer data do ano, quero saudá-las e, assim, prestar-lhes minha homenagem, porque quem forma a pátria são elas. Algumas, que me dão a honra de sua leitura, podem argumentar: “Mas eu não sou mãe”. Não é?! Ora, toda mulher traz dentro de si o tônus divino da maternidade. Quantas não possuem filhos e, no entanto, suas Almas são preenchidas pelo Amor de dedicar-se ao próximo ou mesmo a uma Obra como a Legião da Boa Vontade? O que é a LBV senão uma grande mãe?

Mãe, família e nações 

Nenhuma instituição estável se sustenta e cresce sem mulheres estáveis, decididas, porque aprenderam a sublimar os seus mais íntimos sofrimentos, transformando-os em significativas realizações em prol da humanidade, segundo o exemplo de Maria Santíssima.

Aqueles que querem desvalorizar o sentido da família não sabem o que estão fazendo. O clã primitivo foi o primeiro núcleo familiar. Dele se formaram as comunidades e surgiu a sociedade. Como querer o fortalecimento das nações se não respeitarmos as famílias?

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia