JOGUE SUA GRAMÁTICA NO LIXO
PRÊMIO NOBEL
ESPECIALISTA ALERTA PARA RISCO DE DEPRESSÃO E DIZ COMO SUPERAR O PROBLEMA
A VOZ DO SILÊNCIO
Martha Medeiros
AS LEIS MAIS ABSURDAS DO MUNDO
AMÉRICA
OS HOMENS.
Vinícius de Moraes
PENSE NISSO
A PIADA DA SEMANA

***

JOGUE SUA GRAMÁTICA NO LIXO

Há pessoas que por decorarem a gramática acham que sabem língua portuguesa e por isso pensam que podem ridicularizar outros falantes que não falam como elas.
Essas pessoas que decoraram as regras não sabem os conceitos que abordam a língua portuguesa. A gramática não é a língua! São profundos leigos quando se trata de língua portuguesa. O conhecimento da língua requer estudos, pesquisas, reflexões e conceitos que estão além da gramática normativa.
Nós que estudamos a língua de uma maneira mais ampla e científica (e isso quer dizer que não nos prendemos a regras sem sentido e “furadas” da gramática normativa), sabemos que a língua portuguesa possibilita várias formas de se falar que não são descritas pela gramática normativa e são tidas como “erros”, as quais preferimos chamar de variações linguísticas. Mesmo conscientes da existência dessas formas os gramáticos insistem em ignorá-las. Nós estudamos e pesquisamos essas variações linguísticas e entendemos porque uma pessoa fala “para mim fazer” ao invés de “para eu fazer”, e por isso, não a ridicularizamos. O português falado pelo homem analfabeto do sítio considerado “errado” por gramáticos e seus seguidores (leigos), não é o mesmo falado por um homem escolarizado que vive na cidade. E este homem analfabeto do sítio consegue se expressar e se comunicar com o homem escolarizado da cidade. Eles se entendem.
Ninguém fala errado, fala diferente. O conceito de certo e errado com relação à fala não existe. Porém, há erros quanto à estrutura, por exemplo: “livro eu um longo ontem li”, está frase está errada e nenhum falante do português falaria assim, ele tem domínio do que pode e do que não pode. E mesmo assim, em raríssimas situações, quando comete um erro estrutural, corrige-se imediatamente.
É possível escrever e falar bem sem ter conhecimentos normativos. Quando se estuda a língua portuguesa cientificamente, torna-se mais fácil e prazeroso o aprendizado das normas. Saber a gramática normativa não é ascensão econômica ou social, e saber suas regras e nomes técnicos não muda nada para o aluno ou morador do sítio. Eles sabem o português, o que não sabem são as regras da gramática.
A frase: “alugam-se casas” tão defendida por gramáticos, leigos e professores tradicionalistas, contém um erro (e não visto por eles). Já que a frase não segue a ordem: sujeito, objeto e verbo; então, colocaremos: “casas se alugam”. Alguém já viu casa se alugar? Além de estar errada, provoca boas gargalhadas. Nós temos uma explicação lógica e que não nos provoca risos. “Alugam” é o verbo, “se” é o índice de indeterminação do sujeito e “casas” é o objeto. Neste caso, a frase não tem sujeito, e “aluga-se casa” ou “aluga-se casas” ambas estão corretas. Então, quando vir escrito “aluga-se casas” não faça cara feia!
Quando uma pessoa fala “errado” o único motivo para rir são as outras que a ridicularizam pelo “erro”, que não sabem e não entendem porque ela fala desse jeito.
O grande mal do ensino da língua portuguesa é que gramáticos tradicionalistas fazem sucesso entre os leigos, e pessoas que adentram os campos da lingüística, criam leis sem fundamentos (como a inútil “antiestrangeirismos”), publicam “Guia Prático de Português”, “Português sem Complicação” e outros livros relevantes só para ganharem dinheiro, sem terem estudado e sem saberem como é, de fato, o estudo e funcionamento da língua portuguesa.
Postado por Guilherme Augusto Rodrigues
Fonte: http://www.revistasamizdat.com/2009/10/jogue-sua-gramatica-no-lixo.html

PRÊMIO NOBEL

O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas.
A história do Prêmio se inicia com seu fundador, Albert Nobel, o inventor da dinamite. Após sentir o desgosto das mortes e da destruição causada pela sua invenção, Nobel propôs a criação de uma premiação que prestigiasse aqueles que, no futuro, servissem ao bem da humanidade. Assim, Albert Nobel deixou sua herança de 32 milhões de coroas suecas para a criação de uma instituição que teria a função de administrar a premiação: a Fundação Nobel.
A primeira cerimônia do Prêmio Nobel ocorreu em 1901, no Conservatório Real de Estocolmo. Atualmente, a cerimônia ocorre no dia da morte de Albert Nobel, 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, e Estocolmo, na Suécia. O premiado é condecorado com uma medalha de ouro, diploma e uma quantia que ultrapassa US$1 milhão. As premiações de todas as categorias não ocorrem, necessariamente, em todos os anos; isso ocorre com maior freqüência no Prêmio Nobel de Paz.

Medalha concedida aos ganhadores do Prêmio Nobel
O Prêmio Nobel de Economia é o único que não tem nenhuma ligação com Alfred Nobel. Na verdade, a premiação, chamada oficialmente de “Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel”, foi criada pelo Banco Central da Suécia em homenagem ao criador do Prêmio Nobel. Mesmo assim, o Nobel de Economia é entregue na mesma cerimônia das outras premiações
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br

ESPECIALISTA ALERTA PARA RISCO DE DEPRESSÃO E DIZ COMO SUPERAR O PROBLEMA

Os números assustam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 120 milhões de pessoas no mundo inteiro. E não para por aí, ainda de acordo com a OMS, até o ano de 2020, a doença será a segunda causa de mortalidade em todas as faixas etárias. Entre os mais velhos, o grande vilão é o medo. Medo da morte, de não poder realizar alguns sonhos que ainda não se concretizaram. A falta de amor e afeto por parte da família também contribuem para agravar a doença nesta fase.
Além de causar danos psicológicos, a depressão pode levar à morte. Segundo a psicoterapeuta existencial e professora de psicologia da PUC – Rio, Tereza Cristina Erthal, estar alerta aos sintomas é imprescindível. “Dores no peito, angustia, desânimo, falta de apetite, falta de aprumo com o corpo, atitude negativa com tudo e com todos, baixa autoestima, transtorno de contato – dificuldade de estabelecer relacionamentos apropriados – são os principais sinais de alerta”, destaca ela.
Existem dois tipos de depressão. “É necessário diferenciar depressão endógena de exógena. A primeira tem uma base genética, familiar; a segunda é reativa a uma situação específica, que pode ser temporária. Todo o problema que encontro em meu consultório esta associado à autoimagem: se a estima é baixa, mais favorece a sintomas como os que citei anteriormente”, explica Tereza.
Ainda de acordo com a psicoterapeuta, a depressão gerada por fatores externos pode ser tratada através do uso de medicamentos. “Sempre com o acompanhamento de um profissional capacitado”, pondera. Mas existem existem pequenas mudanças que, se incorporadas ao dia-a-dia, podem deixar o baixo astral bem longe, garante Tereza Cristina Erthal.
Pratique exercícios físicos
Pesquisas indicam que a depressão pode ser reduzida com a prática diária de atividades físicas, pois os movimentos aumentam os níveis de endorfina. “Vale dançar, fazer ginástica, enfim, fazer com que a pessoa depressiva se entretenha”, afirma.
Tenha um hobby
Procure realizar atividades que ocupem o tempo e proporcionem prazer.
Seja sociável
Estar em boa companhia é sempre bom. Busque estar em contato com pessoas queridas, amigos e familiares.
Peça ajuda
Se você sofre de depressão, procure uma pessoa capacitada para tratar a doença. E, caso seja necessário, o profissional vai indicar o melhor tratamento.
Previna-se
Através da psicoterapia, podemos impedir que a doença apareça. Os resultados demonstram que é possível melhorar a autoestima e ajudar o doente a entender os sinais da doença.
Fonte: Portal Mais de 50

A VOZ DO SILÊNCIO
Martha Medeiros

Pior do que a voz que cala,
é um silêncio que fala.

Simples, rápido! E quanta força!

Imediatamente me veio à cabeça situações
em que o silêncio me disse verdades terríveis,
pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um telefone mudo. Um e-mail que não chega.
Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca.

Silêncios que falam sobre desinteresse,
esquecimento, recusas.

Quantas coisas são ditas na quietude,
depois de uma discussão.
O perdão não vem, nem um beijo,
nem uma gargalhada
para acabar com o clima de tensão.

Só ele permanece imutável,
o silêncio, a ante-sala do fim.

É mil vezes preferível uma voz que diga coisas
que a gente não quer ouvir,
pois ao menos as palavras que são ditas
indicam uma tentativa de entendimento.

Cordas vocais em funcionamento
articulam argumentos,
expõem suas queixas, jogam limpo.
Já o silêncio arquiteta planos
que não são compartilhados.
Quando nada é dito, nada fica combinado.

Quantas vezes, numa discussão histérica,
ouvimos um dos dois gritar:
“Diz alguma coisa, mas não fica
aí parado me olhando!”

É o silêncio de um, mandando más notícias
para o desespero do outro.

É claro que há muitas situações
em que o silêncio é bem-vindo.
Para um cara que trabalha
com uma britadeira na rua,
o silêncio é um bálsamo.
Para a professora de uma creche,
o silêncio é um presente.
Para os seguranças de um show de rock,
o silêncio é um sonho.

Mesmo no amor,
quando a relação é sólida e madura,
o silêncio a dois não incomoda,
pois é o silêncio da paz.

O único silêncio que perturba,
é aquele que fala.

E fala alto.

É quando ninguém bate à nossa porta,
não há emails na caixa de entrada
não há recados na secretária eletrônica
e mesmo assim, você entende a mensagem

AS LEIS MAIS ABSURDAS DO MUNDO
AMÉRICA

No Canadá, na localidade de Alberta, se você estiver preso e o liberarem, tem direito a pedir uma arma municiada e um cavalo para sair da cidade. (A lei é do século 19 e não foi alterada até hoje).
Em Ottawa, a lei proíbe beber gelado aos domingos na rua do banco. Também se proíbe tentar aprender bruxaria.
Na Colômbia, na cidade de Cáli, uma mulher só pode ter relações com seu marido, mas a primeira vez que isso ocorrer, sua mãe deve estar no quarto para testemunhar o ato.
No México, não é permitido queimar bonecas.
Na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, é ilegal para um homem ter relações com uma mulher e sua filha ao mesmo tempo.
Nos EUA, no estado do Alabama, não se pode jogar dominó aos domingos. Nem andar com um bigode postiço que cause risos na igreja. Por sal nos trilhos do trem pode merecer castigo com pena de morte.
Em Nova York, é proibido passear com um picolé no bolso (mas só) aos domingos. As mulheres podem praticar o “topless” em público sempre e quando não for com fins lucrativos.
Em Kentucky, cada pessoa deve tomar banho (ao menos) uma vez por ano. Nenhuma mulher deve aparecer em trajes de banho em nenhum aeroporto do Estado a menos que seja escoltada por dois oficiais.
Em Atlanta é proibido amarrar uma girafa a um poste ou a um sinal luminoso.
Em Columbia, Pensilvânia, o cavaleiro do distrito que saltar sobre os carros em movimento para evitar que eles o atropele ou amassar o carro ao cair será responsável pelos danos infligidos ao veículo. É proibido cantar ao chuveiro. E ainda pegar um peixe por outra parte do corpo que não seja pela boca, é terminantemente proibido. É proibido dormir numa geladeira.
Na Carolina do Norte, as brigas entre cães e gatos estão proibidas por decreto em Barber.. Não é permitido usar os elefantes para arar os campos de algodão. Enquanto se faz amor é necessário manter-se silencioso (nada de grunhidos) e com as janelas fechadas. Se um homem e uma mulher, que não estejam casados se registrarem num motel como se tal, estão oficialmente casados a partir deste momento. É ilegal praticar sexo no pátio da igreja. O sexo oral é considerado crime contra a natureza.
Em Corning, Iowa, é um delito menor que um homem peça a sua mulher que suba em qualquer veículo a motor.
No estado de Idaho, é ilegal que um homem presenteia sua amada com uma caixa de bombons que pese menos de 50 libras (aprox. 23 kg).
Em Blythe, California, uma pessoa deve possuir pelo menos duas vacas para poder usar botas de cowboy em público.
Em Denver, é ilegal emprestar o aspirador de pó ao vizinho.
Já em Devon, Connecticut, é ilegal andar de costas depois do por-do-sol.
E em Menphis, Tennesee, é ilegal que uma mulher dirija um veículo a menos que um homem saia correndo ou andando na frente dele agitando uma bandeira vermelha para avisar aos motoristas e pedestres.
Em Pocatello, Idaho, uma lei que se remonta a 1912 decreta que “conduzir armas escondidas é proibido, a menos que as exibam publicamente”.
E em Wilbur, Washington, é ilegal montar um cavalo feio.
Em Tulsa, Oklahoma, vai contra a lei abrir uma garrafa de soda sem a supervisão de um engenheiro com título. É ilegal que o dono de um bar permita que alguém finja ter sexo com um búfalo. Os cães devem ter uma licença concedida pela prefeitura para reunir-se em grupos de três ou mais em uma propriedade privada. Vai contra a lei que um monstro entre nos limites da área urbano.
Em Kirkland, Illinois, é proibido que as abelhas voem sobre o povoado ou por qualquer uma de suas ruas.

OS HOMENS.
Vinícius de Moraes

Os homens bons, são feios.
Os homens bonitos, não são bons.
Os homens bonitos e bons, são gays.
Os homens bonitos, bons e heterossexuais, estão casados.
Os homens que não são bonitos, mas são bons, não têm dinheiro.
Os homens que não são bonitos, mas que são bons e com dinheiro, pensam que só estamos atrás de seu dinheiro..
Os homens bonitos, que não são bons e são heterossexuais, não acham que somos suficientemente bonitas.
Os homens que nos acham bonitas, que são heterossexuais, bons e têm dinheiro, são covardes.
Os homens que são bonitos, bons, têm dinheiro e graças a Deus são heterossexuais, são tímidos e NUNCA DÃO O PRIMEIRO PASSO!
Os homens que nunca dão o primeiro passo, automaticamente perdem o interesse em nós quando tomamos a iniciativa.
AGORA…
QUEM NESSE MUNDO ENTENDE OS HOMENS?

Moral da História:
“Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar ”

PENSE NISSO

O cientista não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas.(Claude Lévi-Strauss)
O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade. (Winston Churchill)
A amizade é um caminho que desaparece na areia , se não se pisa constantemente nele. (Provérbio Africano)
Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendermos a conviver como irmãos. (Martin Luther King).

A PIADA DA SEMANA

O farmacêutico entra na sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, encostado em uma das paredes. Ele pergunta para o auxiliar:
– Que significa isto? Quem é esse cara encostado naquela parede?
– Ah! É um cliente que queria comprar remédio para tosse. Ele achou caro, então eu vendi um laxante.
– Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse?
– É excelente. Olha só o medo que ele tem de tossir!!