Na ocasião, será lançado o Fórum de Gestores Públicos do Estado da Bahia e comemorada a formatura da 1ª turma do Curso de Especialização em Gestão Estratégica Pública

Melhorar a qualidade dos serviços públicos que o Estado da Bahia oferece à sociedade baiana é o objetivo do encontro ‘Gestão Pública em Foco’, que ocorrerá amanhã (01/12), das 9h às 18h, no auditório da Casa do Comércio.

A iniciativa é uma realização conjunta do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), por intermédio da Universidade Popular das Águas (Unihidro), e da Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia (AGGEB), em parceria com o Grupo de Análise de Políticas de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-GAPI).

Voltado para gestores públicos do Estado da Bahia e aberto à participação de representantes da sociedade civil, o evento discutirá soluções para problemas na gestão pública baiana. A perspectiva é assegurar a excelência na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

O diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos, destaca a tentativa do órgão gestor das águas em contribuir com a gestão pública estadual, uma vez que o curso forma gestores de vários estados. “O curso é uma ação importante da Unihidro, que como Universidade Popular das Águas tem a missão de formar a sociedade no âmbito da gestão das águas”.

De acordo com o coordenador da Unihidro, Eratóstenes Lima, o Ingá tem se empenhado na construção da gestão estratégica pública desde 2007, promovendo cursos e seminários que capacitam técnicos e gestores da instituição e de outros órgãos do Estado. Em 2009, a primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Estratégica Pública iniciou suas atividades. “Cabe à Unihidro possibilitar aos servidores públicos do Estado da Bahia o desenvolvimento de condições necessárias para formular, implementar e avaliar políticas públicas”, afirma.

Para um dos formandos do Curso Gestão Estratégica Pública (GEP) e diretor Socioambiental Participativo do Ingá, José Augusto Tosato, a especialização ampliou a visão sobre gestão pública e abriu horizontes sobre o andamento de políticas públicas. “Para mim foi essencial para ajudar a compreender melhor os impactos das ações sobre os diferentes segmentos da sociedade, proporcionando a unificação da visão técnica com a política”, ressalta.

Programação

A programação do encontro está dividida em duas etapas. No turno matutino, ocorrerá o ‘II Seminário Desafios da Gestão Estratégica Pública’ e, no turno vespertino, será realizado o ‘II Seminário de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental’.

Na abertura do evento estarão presentes gestores públicos do estado da Bahia, a exemplo da secretária da Casa Civil, Eva Maria Dal Chiavon, o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, e o diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos.

Como parte da programação matutina, está prevista, às 9h30, a palestra ‘Desafios da Gestão Estratégica Pública’, ministrada pelo Dr. Renato Dagnino, professor e pesquisador da Unicamp. Em seguida, haverá o lançamento do Fórum de Gestores Públicos do Estado da Bahia.

A escolha da Unicamp como instituição parceira fortalece o processo de capacitação porque a universidade já tem um programa consolidado de gestão estratégica pública que concilia teoria e prática, explicam as funcionárias da Unihidro Rosane Jovelino e Stela Soares. Segundo elas, o foco da palestra oferece aos servidores elementos teóricos e práticos para tomada de decisões sobre os aspectos socioambientais nas políticas públicas do Estado.

No período da tarde, haverá a apresentação de outros temas relevantes para a gestão pública. A primeira palestra da programação vespertina, que começa às 14h, será a respeito da ‘Publicização’ e será ministrada pelo coordenador do Programa de Parcerias de Gestão da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Milton de Souza Filho.

O tema da ‘Parceria Público-Privada (PPP)’ será tratado por Marcelo Souza, gerente de Projetos da Unidade PPP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o coordenador de Políticas Espaciais da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Thiago Xavier, ministrará palestra sobre ‘Consórcios Públicos’.

A última palestra do encontro será proferida pelo superintendente de Gestão Pública da Saeb, Victor Fonseca, sobre o ‘Aumento da Governança das Organizações Públicas Estaduais’.

O evento será finalizado com a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Estratégica Pública, um dos resultados do convênio entre o Ingá-Unihidro e a Unicamp-GAPI.

A Casa do Comércio fica na Av. Tancredo Neves, em Salvador. O credenciamento para o evento começa às 8h30 e as inscrições estão sendo feitas através do site da AGGEB.(http://www.aggeb.org.br/selNoticia.php?idNot=411)

O evento será transmitido ao vivo pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), a partir das 9h. O link da transmissão estará disponível no site do Ingá: www.inga.ba.gov.br. Acompanhe.